Clicky

Notícia falsa sobre asteróide para divulgar Citroën C4 Pallas

11.jun.2007
Se você entrar nos principais portais nesse momento, vai ver um anúncio que se mistura no meio das notícias. No UOL, por exemplo, logo nos destaques com imagens rotativas, surge a nota “Asteróide Pallas pode se chocar com a Terra”.

Ao clicar na “notícia”, o leitor é levado ao site www.mundodaastronomia.com/noticias/ciencias/0,,P4LL45369-5601,00.html, de um tal Observatório de Asteróides, e que conta sobre um meteoro que colidirá com a Terra na primeira quinzena de julho de 2007. Diz ainda o site: “Logo, deveremos ter novas notícias das autoridades competentes, que por enquanto evitam comentar o fato para não gerar um descontrole generalizado na população mundial.”

Consultando o dominínio, descobre-se que ele está registrado em nome de Peugeot-Citroen do Brasil Automoveis Ltda. A ação com intuito viral, que parte até de uma notícia sensacionalista com potencial, tem o objetivo de divulgar o novo Citroën C4 Pallas.

Discussões sobre a eficiência da estratégia a parte, vai ser mais lenha para o pessoal que fica de cabelo em pé quando vê ações publicitárias que se misturam a conteúdo, confundindo o público consumidor. Apesar do aviso “PUBLICIDADE” que acompanha a “notícia”, acho que essa deve “pegar” muita gente.

| Dica do leitor André Pudiesi

Comente