Clicky

África: expectativa de vida

4.set.2004

Várias crianças estão brincando na savana, até que uma avista algo e sai correndo para avisar a todos o que se aproxima. As crianças vão até a aldeia e advertem todo mundo. Todas as pessoas na aldeia ficam assustadas e resolvem se esconder da maneira que podem.

Mas é então que descobrimos o que está acabando com a paz dos habitantes da aldeia: um velho homem africano, enrugado, com cabelos brancos e que se apóia em uma bengala.

O texto diz: “A expectativa de vida na África é de 47 anos. Logo, ninguém sabe como uma pessoa velha se parece.”

Entra então o logo da ONG francesa AIDES – Association de Lutte Contre Le SIDA e a assinatura: “Não abandone a África à AIDS”.

Criado pela TBWA de Paris, este filme todo filmado em preto e branco conta com uma incrível dramaticidade e nos mostra a realidade de um continente que está abandonado a própria sorte.

Para nós é totalmente surreal dizer que alguém possa ter medo de uma pessoa idosa, mas imagine num lugar onde a grande maioria da população não passa dos 50. Eles raramente ou simplesmente nunca viram alguém dessa idade.

Intitulado de “Village”, este filme foi premiado com Leão de Prata no Festival de Cannes 2004.

Clique aqui (botão direito – Salvar destino como…) para fazer o download do filme em formato .MPG. O arquivo tem 4.80 MB.

Comente