Clicky

Um viral para assustar os seus amigos

6.jan.2005

Um viral é uma imagem/vídeo/site ou algo que o valha que se espalhe pela internet sem que seu criador precisa fazer muita coisa, a não ser é claro, criar.

Essas fotos engraçadinhas que você recebe por e-mail e repassa para todos os amigos, isso é um viral. Aquela animação non-sense mas hilária que você envia para todos os seus contatos, também é um viral. Os exemplos são inúmeros.

E um viral se propaga de forma avassaladora. Quando começa, ninguém segura mais. Claro que a publicidade nunca deixaria de se aproveitar dessa ferramenta, é por isso que foi criado o chamado marketing viral.

Diversas empresas se especializaram em criar conteúdo virótico, e o fazem de forma bem sutil. Nada é escancarado. Ninguém vai querer passar para os amigos um vídeo dizendo: “Compre tal produto”, mas se for uma animaçãozinha bem bolada, engraçada e que no final traz a url do site de uma empresa, aí sim, isso funciona.

Para você ter uma idéia, existem comerciais produzidos por agências de publicidade que são criados exclusivamente para se tornarem virais. São filmes criativos, inteligentes e engraçados que parecem como qualquer outro bom anúncio, mas que tem como objetivo se espalhar pela internet com a marca da empresa.

Quer um exemplo sensacional de viral? O do filme “White Noise”, que aqui no Brasil se chamará “Vozes do Além”. É uma brincadeira que infelizmente não funciona muito fora de países de língua inglesa, mas não deixa de ser uma idéia fantástica.

O filme com Michael Keaton, que estréia nesta sexta, dia 7, nos EUA e no dia 25 de Março no Brasil, trata de um homem que acredita estar recebendo mensagens de sua falecida esposa através de interferências em transmissões de rádio e televisão. Ele fica tão obcecado que acaba abrindo uma porta para algo indesejável. Claro, um bom mote para muitos sustos.

O trailer já está disponível na internet. Porém, para fazer com que as pessoas divulguem o filme espontaneamente, os produtores criaram um trailer especial que pode ser enviado para assustar seus amigos.

Funciona assim, você escolhe o nome do seu amigo na lista pré-existente, digita o e-mail dele e confirma. Imediatamente a pessoa irá receber uma mensagem com o link para ver algo assustador. Quando seu amigo assistir o trailer, ouvirá seu nome sendo sussurrado no final por uma voz aterrorizante.

É um material virótico de eficiência garantida, mas tem o único porém que só funcionará com pessoas que tem o nome igual ao que está listado no site. Ou seja, se você tem amigos que se chamam George, Charles, John, Lauren, Suzy e por aí vai, a brincadeira vai funcionar, caso contrário. Mas também tem Fred, Hugo Lucas, Amanda, Jennifer e diversos outros nomes que podem servir pra você.

Quer ver como funciona? É só entrar no site Messages From The Dead.

Este post não contém tags.

Comente