A Era dos Infográficos • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

A Era dos Infográficos

por Maria Ligia

Talvez os infográficos sejam a evolução dos gráficos. E assim, dependendo do assunto, uma coisa que já era interessante acabou ficando ainda mais interessante. Mas ultimamente estamos vivendo uma espécie de boom de infográficos sobre tudo e sobre todos. Isso é um problema? Não, de forma alguma. É apenas curioso e acho que vale a pena ser comentado.

Curioso porque, até pouco tempo atrás, existiam apenas infográficos sobre dados e estatísticas. Eram números disfarçados de imagem pra ficarem mais amigáveis, como quando você é criança e as mães amassam legumes e misturam com batata frita.

Depois, surgiram infográficos mais didáticos, explicando coisas, como se fossem uma nova maneira de fazer jornalismo. Não é raro vermos por aí alguns como “entenda a causa das enchentes” ou “veja como se formam os tornados”. São temas que poderiam ser explicados só com texto, mas que ficam mais claros se forem ilustrados. O bom e velho “entendeu ou quer que eu desenhe?” não tem nada de ruim.

Depois de um tempo surgiram os de comportamento e diversão, que são uma espécie de versão animada dos antigos testes da Capricho. E aí você pode comparar a sua altura com a de famosos, saber qual a festa de casamento ideal no seu caso e até mesmo descobrir se você está pronto para o sexo casual (!!).

Mas pelo que pude entender, a nova onda é usar infográficos para promover conteúdo de entretenimento. Hoje, depois de ler por alto as notícias do dia, me peguei conferindo meu grau de insensatez (e gente, eu sou super sensata! uhu!). Achei uma forma interessante de criar um vínculo a mais com a trama que se passa num formato que, inevitavelmente, vem se desgastando: a novela.

Muita gente deve considerar a orkutização dos infográficos e até se sentir um pouco ofendido de não ser algo mais tão hype, tão descoladinho. Eles deixam de ser uma grande sacada pra ser, automaticamente, um “novo” formato usado em grande escala. E como qualquer formato de mídia, a diferença mais uma vez está na qualidade do que é feito, ou seja: nas ilustrações, na navegação, no tema, na veracidade das informações.

Eu adoro infográficos. Aliás, nós do Brainstorm #9 adoramos

. ;)

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro