Nissan provoca Ford com clipe de rap

26.fev.2011

Depois das piscinas mortais em setembro passado – que obviamente foi tirado do ar na tradicional segunda-feira dos filmes banidos – a Nissan ataca novamente a concorrência.

Dessa vez, o alvo é apenas a Ford, mas a mão é bem mais pesada. Parodiando um clipe, a musica utiliza o luxo brega dos rappers para falar dos altos preços cobrados pela montadora americana – comparando o Tiida com o Focus.

Sim, o comercial vai ser tirado do ar na segunda-feira – esta sendo exibido na TV paga. Mesmo assim, a campanha viraliza, todo mundo ri e gosta de propaganda provocativa e comparativa. O problema é que ninguém responde, e daqui a pouco a Nissan fica parecendo uma criança birrenta.

A criação é da Lew’LaraTBWA.

| Dica do leitor Janderson Felix

Comente

  • Marcelo

    Primeira coisa que me veio a cabeça foi o Mr. Pimpa, da Axe, 2 anos atrás.

    • Gian Arena

      Pode crer! Fora que a produção da CuboCC foi mil vezes melhor!

      • Juliana

        Pra quem tiver alguma duvida de que é plagio do Mr. Pimpa!

  • Acho esse tipo de estratégia desnecessario. Como você disse, é uma criança marrenta, fica provocando todo mundo e a concorrência ignora (acho válido).

  • Gisele

    Agora ainda perderam a mão na sutileza de uma propaganda comparativa e provocativa bem feita. Realmente, parece criança birrenta.

  • cassioeskelsen

    A concorrëncia e vcs ignoram, mas as vendas da Nissan só fazem crescer (vide reportagem na última Exame)

    Srs politicamente corretos: os comerciais da Nissan são feitos para vender, não para publicitário ganhar prêmio.

    • Vinícius

      Boa!

    • Lucas

      Boa! [2]

  • Alan

    Chega a ser ofensivo, até. Se eu fosse um cliente Ford, tiraria a Nissan de qualquer plano futuro que eu tivesse. Aliás, começaria a achar motivos pra ter comprado meu Focus, e provavelmente acharia.

  • Vivis_

    Acho que fica só na TV Paga mesmo. Eu gostei da agressividade.

  • Jeff Andrade Rizzon

    Passaram dos limites. Nunca vi usarem a marca concorrente de uma maneira tão explícita e sem pudor.

    • Antonio

      A série Pepsi X Coca…. Prefiro este tipo de linha criativa, ao insulto a inteligência do consumidor, como os filmes da Colgate ou Dolly.

  • Flávio

    O pior é quererem comparar uma coisa horrorosa como o Tiida com o Focus que é um carrão e mesmo com motor 1.6 anda muito mais que o 1.8 deles. Ridículo…tenho um Focus e pagaria ate 20 mil a mais do que em um Tiida.

    • Da onde que anda mais? O Tiida 1.8 anda quase junto com o 2.0 duratec, graças ao câmbio bem escalonado de 6 marchas da Nissan.

  • Realmente, parece uma criança birrenta, e não adianta, a Ford tem 9,85 º/. do mercado e a Nissan… não compram seus veículos porque são mais feios do que os da concorrencia, e não adianta fazer isso, o carro tem que ser bom e barato, a Nissan só consegue o barato…

    • Olha, sobre o design, concordo. Mas os carros da Nissan são ótimos, resistentes e do mesmo nível de Honda/Toyota.

  • licedoa

    Eu tô amando essas brigas das marcas de carro na propaganda! As melhores campanhas saem daí, apesar de ser totalmente anti-ético…Hehe…
    =1

  • Agora a NIssan tem que aguardar uma reposta mais inteligente. Cuidado! Isso é muito perigoso.

  • Parece mais um comercial de desespero, ficou muito feio.

  • celloritholla

    Bom pra Ford ganhou propaganda sem gastar um Tustão afinal prefiro pagar a mais num Focus que comprar um Tiida

  • Fernanda

    Como assim só na TV paga? Eu não tenho e vi em casa na Globo.

  • Sergio Masa

    Criança birrenta? A Nissan é troll! :)

  • Eduardo

    Muito bom, provocativo e engraçado. Não se esqueçam que estamos falando de marcas que ao concorrerem favorecem nós os consumidores.Que tal um focus 2.0 com mais dois mil reais hein Ford?

  • Brasileiro é muito ético pro meu gosto…
    "aiii, tudo é anti-ético, tudo é de mau gosto…."

    Os caras provocaram a ford, fizeram um filme engraçado e escrachado que nos fez rir…
    Se o Focus ou o Tiida não se comparam, eu também acho que não, mas o que vende esse filme é o humor…

  • O único atrativo do Tiida é ser 3 mil mais barato? WTF? PQP! Quem compra um Focus não esta ligando para 3 mil reais Lew’LaraTBWA! Quando falta criatividade, o único recurso é apelar para o esdrúxulo.

  • Cristiano

    Tiida nem de graça, que carro feio, tem que ser mais barato, se não mesmo. hahahaha. Propaganda dos desesperados.

  • Guilherme dos Anjos

    Achei muito legal a propaganda. Gosto de ver criação assim, é super beneficial para o consumidor!
    Mas se ela não está de acordo com o Conar e vai ser tirada do ar na segunda feira (só não foi tirada antes pois o CONAR não trabalha no fim de semana) passa a ser algo anti ético.
    Delicado isso..

    • Viakenny

      lembre-se que a Fiat não acionou o Conar pelo comercial do dono de Idea jogando dinheiro fora.

  • Sabrina

    Quem disse que funcionario da FORD tem essas mordomias….me da vontade de processar a NIssan

  • Nem para rir serve. (parte do post de http://qiideias.blogspot.com/)
    Será que a Nissan quer enganar quem? Ataca mais uma vez, agora com um novo vídeo para o modelo Nissan Tiida. O vídeo Rappers 2011 é somente mais um vídeo produzido para ser banido pelo CONAR, todos nos do ramo (e outros tantos) sabemos que esse tipo de peça depreciativa é proibida no Brasil. E esse é tão "polêmica|barata" que nem tive paciência para ver ate o final. Confesso que existiu um único realmente criativo dessa serie "sou publicitário maluco com cliente para pagar e aparecer" e foi o da Frontier. O resto é isso, nada a acrescentar.
    Pior – A Toyota a pouco utilizou este mesmo estilinho 'Rappers' para a campanha do SWAGGER WAGON nos EUA. Chupada da concorrência? Ai já é demais!

    • Fazer video pra ser barrado pelo conar virou estratégia. Pena. Se ainda fosse sutil, mas é ataque gratuito.

  • Vinicius

    Tá rolando esse comercial na TV aberta também. Pelo menos estava! rs

  • nargalk

    Gostei do nome dos mcs: MC DEUBEM, XIS POR CENTO….kkkkkkkkkk

  • tekinho

    adorei só queria que fosse a wolks no lugar da ford , poque o gol é um lixo é jogar dinheiro fora nessa carroça .arrependi…

    • Viakenny

      mas aí o carro comparável ao Tiida e ao Focus seria o GolF, e não o Gol.

  • Acho falta de respeito. Parece que a empresa não tem argumentos suficientes e ataca a outra. Sei lá, acho "engreçadinho" mas baixo nível.

  • só uma coisa, o luxo tudo, é do dinheiro de vocês !

  • O Focus lindão é só 3 mil a mais que o Tiida? E ainda vai consumir menos sendo 1.6? HAHAHA! O tiro saiu pela culatra.

  • Henrique GIbbon

    Particularmente eu pagaria feliz da vida os 3 mil a mais pelo Focus 1.6
    E já se foi o tempo em que o "errado era bacana" na publicidade. Que coisa bem infantil e sem criatividade.
    Nunca vi um jogador de futebol fazer gol contra de propósito pra ficar "bem falado".
    Nissan, contrate PUBLICITÁRIOS. Agora senta lá no canto, vai…

  • kalangoboy

    1 – JÁ QUE TODO MUNDO GOSTA DESSE TIPO DE COMERCIAIS, PQ SÓ OS PUBLICICHATOS NÃO DEIXAM ESSAS PROPAGANDAS SE TORNAREM MAIS COMUNS?

    2 – O DESIGN CONTA. Tiida é feio pra kct! A maioria dos carros vendidos em escala da nissan são.

  • Felipe

    Comercial legal com um humor bem bolado…os nossos "publicitários" reclamam de falta de ética…kkkkk…pelo amor…por isso q ainda estamos dos argentinos, ingleses, americanos…comerciais aqui todos iguais…pelo amor…

  • É o tipo da propaganda ame ou odeie. Parece que tem mais gente gostando… A parte mais engraçada é o cara falando: Jarbas vamos comprar o tigre branco… kkkkk aquela cara do Jarbas é muito engraçada

  • Marcos

    Quanta gente chata! Não saber a diferença entre plágio e paródia é dureza!! Criativamente ficou bem legal, levando em conta a intenção de provocar, quem iria provocar e porque. Absolutamente, a grande maioria das pessoas acha o Focus bem mais bonito que o Tiida (me incluindo), mas com essa propaganda ela gerou uma discussão. Não acho que precise ter resposta, se o público aderir ao tipo de humor, vai virar um estilo e os comerciais da marca vão começar a sempre ser esperados. Dizer que um NIssan é feio, vá lá! Agora dizer que é um carro ruim é porque não está muito por dentro do assunto, isso sim pareceria uma criança birrenta fazendo graça porque alguém falou mal do seu brinquedo!!!! rs

  • sic

    Só no brasil tem essa frescura, nao pode isso nao pode aquilo
    seria muito interessante a ford fazer uma resposta para nissan

  • Daniel

    Ridícula a comparação!

    Se eu GANHASSE um Tiida, venderia e pagaria os R$ 3 mil a mais para ficar com o Focus. Muito mais carro – vide todos os comparativos de revistas especializadas.

    Nissan fora de todas as minhas listas de compras!

  • MIKA

    ridiculo sou cliente ford e nao troco meu carro por essa nissan, tava engraçado a nissan brigando com a fiat… com a vw, mas mexeu com a ford agora o negocio vai pegar…

  • Guaia

    Comercial divertido. Ponto. Serve pra divertir, e não pra me convencer a pagar 3 mil a menos pra ficar com um carro com cara de sapo. E dizer que o Tiida é mais espaçoso é a maior piada do comercial!

  • juliana

    em um filme de 1'30" eles ficaram 1'25" falando do concorrente????
    o "grande diferencial" do tiida é custar R$120 a menos que o focus???? (pensando em 24X parcelas)
    e a ford que é esbanjadora???
    não dá para entender.

    pode ser criativo, pode ser bem produzido, pode ser ousado, pode ser diferente.
    mas inteligente não é.

  • jovem

    blz, vamos voltar as propagandas feijao com arroz que o nosso mercado recheado de criticos altamente especializados gosta, cria e aprova, vide os comentários acima.

  • kaue

    EEEEETA DESESPERO!!!!! Ford. Viva o novo!!!!

  • Chavo

    Tinha uma Nissan frontier , foi o pior negocio que fiz na minha vida a caminhonete é um lixo tinha um pouco mais de 1 ano e meio e já estava com carroceria trincada a embreagem apos 5 meses de uso quebrou, e pasmem a garantia nao cobriu o defeito, tive que desembolsar quase 5 mil reais para concertar, não se enganem, resumindo o barato sai caríssimo nissan = BIXEIRA

  • Joao Paulo Lemos

    Vamos aos fatores que pesam na escolha de um focus x tiida.

    Preço, confiança, feedback do produto preciso citar mais algum ? O focus vendeu que nem água na geração anterior. Tanto do básico ao ghia. Todo mundo que tinha um dizia que era o melhor carro que ja tinha comprado na vida. Um ou outro veio batizado de fábrica como todas as montadoras passam por esses problemas. Vamos ao que realmente interessa. Suponhamos que o focus nao vendesse absolutamente nada, qual seria a solução? A ford criou uma campanha de relacionamento com o cliente com depoimentos fiéis do carro. A campanha foi um sucesso e todo mundo comprou certo? O que a Nissan fez ? NADA. Absolutamente NADA. Viram seu produto cair. O marketing da Nissan tem que melhorar e muito. Se eles acham que fazendo propagandas desse tipo vai conquistar cliente, ta muito enganado ! Isso se chama DESESPERO ! E qual tipo de público-alvo eles querem atingir? POVÃO!? POVÃO é que tem esse pensamento porco e ridículo. Eu não confiaria meu carro em uma montadora que só faz apunhalar os outros ao invés de criar uma campanha inteligente que mecha com o emocional e deixe o cliente com "água na boca".

    Infelizmente é o que eu acho da Nissan. Se eles querem seguir a linha criativa dos EUA tem que melhorar e muito! Antes de criticar algum produto ou alguém SUPERE-OS! SEJA SUPERIOR! Essa é a dica para uma campanha limpa que surte efeito !

    De acordo ?

    • andré

      Não sou povão e com certeza sou mais alfabetizado que o senhor. Tenho o superior completo e pós-graduação e acho todos os comerciais da Nissan melhor que os dos concorrentes. Que coisa besta esse tipo de pensamento teu ao dizer que campanha inteligente é aquela que mexe com o emocional das pessoas. Desde quando uma empresa de automóvel faz carros para gerar emoção. Vai assistir filminho de comédia romântica vai comendo pipoca que aí vc vai sentir emoção e ficar com água na boca… Aliás, não se escreve "mecha" com ch seu ignorante…vai estudar português tb.

  • Felipe Andrade

    Alguém lembra da propaganda dos canais Telecine falando da HBO?

  • Flávio

    Gente, quem entende um pouco mais de carro, sabe que o Focus é o hoje o melhor do segmento em construção, motor e ganha todos os comparativos. O Tiida está no final do ciclo de vida e a Nissan tem que atacar o lider, atacar o Golf é jogar dinheiro fora. Eu acho pouco a diferença de R$ 3 mil do Tiida para o Focus… deveria ser de R$ 15 mil…o Tiida é muito ruim e não tem comparação comprar um carro que usa a plataforma do Renault Clio (Tiida) e Volvo C30 (Focus)… do ponto de vista do comercial acho que chamou a atenção para o cliente que queria um Tiida ver o Focus também, mas duvido que vai vender mais algum carro se o cliente comparar e andar.

  • Bill

    Mano a vdd eh o seguinte
    o Tiida eh feio d+
    Naum tem nem como comparar o Focus com essa joça que a nissaUn BESTA chama de carro

  • É o tipo de comercial que tenta vender chamando o consumidor de idiota.

  • Viakenny

    como Heroes foi cancelada, não dá mais pra usar a estratégia do "carro do Hiro" (nos EUA, o Tiida se chama "Versa").

  • Fabio Mendes

    O que mais me chama a atenção é que passaram 80% do tempo do comercial escrachando o concorrente e reduziram os "muitos" benefícios por pífios R$3000 a menos (que na compra de um carro da categoria representa menos de 5% do valor do produto) em 20% da mensagem total. Ou seja, como mensagem, é contestável. Queria ver os resultados de venda. Espero que estejam monitorando o PDV para evitar tiros no pé!

  • Nanda

    Eu como futura publicitária, vejo esta propaganda feita para pessoas sem cultura nenhuma por ser um RAP, pode ser até engraçado sim, mais é super anti – ético fazer propaganda assim insinuativos.
    A Nissan tá ganhando mercado ainda aqui no Brasil lá fora já ganhou, não precisa ser tão baixo para fazer uma propaganda assim, faltou mais criatividade da parte deles, e eu no lugar da FORD já processaria por esse comercial hipócrita.