Effie Awards 2008: “Wii Would Like to Play”
Na última quarta-feira a noite em Nova York foram anunciados os vencedores do Effie Awards 2008.
Eu já disse aqui uma vez, mas não custa lembrar: no meio de tantos outros prêmios de prestígio como Clio, One Show e Cannes Lions, porque o Effie é importante? Porque mais do que criatividade e formato, o Effie leva em conta a eficiência das campanhas. Os resultados é que são as estrelas do festival.
E o vencedor do prêmio máximo, o Grand Effie, foi a campanha “Wii Would Like to Play”, criada pela Leo Burnett para o Wii da Nintendo. O júri citou como diferencial o fato de não focarem em um público jovem-adulto masculino, e sim nas famílias. Mães, pais e avós que também podem jogar videogame, convidando uma audiência bem mais ampla para experimentar o Wii.
A proposta da Leo Burnett concorreu com outros quatro trabalhos: “Media Ambush iPhone Launch” da Anomaly para a Keep A Child Alive, “Ecomagination” da BBDO para GE, “Let It Out” da JWT para Kleenex e “Sirloin vs. Angus” da Secret Weapon Marketing para Jack In The Box.
Acredito que o que vale questionar é a influência da campanha para o Wii na febre em que o console se transformou. Será que ela é a responsável pelo sucesso da Nintendo? Duvido. O Wii é um case de produto diferenciado e bem posicionado aliado a RP, portanto é perigoso fazer parecer que os méritos são meramente publicitários.
Na gravação do Braincast TV na semana passada (em breve no ar), falamos exatamente de como ninguém lembra de ter visto um comercial de Wii. Que eles existem, existem, mas ninguém sabe dizer como são. Relembre aqui
.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.