Crowdsourcing, esse desconhecido • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Crowdsourcing, esse desconhecido

por Rodrigo Franco

A esta altura você já deve ter selecionado mais uma parte do seu disputado cérebro para guardar uma outra definição de ferramenta que vem por aí. O crowdsourcing é um modelo de produção, mas não é assim tão novidade, como vendem algumas empresas. Este mesmíssimo site que vos fala usa o conceito desde sempre. Segundo uma outra notória fonte que usa e abusa das multidões, a Wikipedia, o crowdsourcing usa “conhecimentos coletivos e voluntários” para “resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias”. Ou seja, a produção “não profissional” de conteúdo, que começou com a popularização das páginas e do acesso na internet, ganhou embalo na Web 2.0 e hoje sustenta a maior parte dos grandes projetos digitais. Me fala aí um conteúdo, fora o Termo de Uso, que o pessoal do Facebook tenha produzido.

Algumas empresas exploram muito bem o recurso. Entre elas o iStockPhoto, que percebeu que, a partir da câmera digital, não era mais questão de qual foto, mas de quantas fotos. Ganha quem procura, com maior repertório, ganha quem produz, mas agora na quantidade.

Para entender a produção pelas massas, é interessante citar a diferença entre cooperação e colaboração. Quando cooperam, duas ou mais partes usam recursos similares, mas têm diferentes objetivos. Elas se ajudam até onde os atingem. Na colaboração, cada parte entra com sua diferente contribuição, mas todos têm um objetivo em comum. Exemplos: os projetos Open Source costumam ser cooperativos e os de conclusão de tarefas, como os de concursos de ideias, colaborativos.

70% do conteúdo consumido vem das multidões

Falando nisso, mal entrou na criatividade e o crowdsouring já gera polêmica. Sites como o Crowdspring, entre outros, fazem o que alguns chamam de leilão de design e chegam a receber dezenas de propostas e oferecer algumas centenas de dólares, em média, por um logo. Destaca também pacotes do tipo “100 nomes para sua empresa ou seu dinheiro de volta”. O argumento de defesa é que, assim como aquele de que um MP3 faz comprar CDs, os designers ganham trabalhos maiores depois. E que o site torna o design mais acessível a empresas pequenas e sem fins lucrativos. A minha opinião vai com a da dona Maria, da barraca de verduras: você recebe o pelo que paga. Mas não dá pra ficar só reclamando: já tem gente fazendo, e muita gente.

Espécie de “bússola da recompensa” apresentada por Shaun Abrahamson. “Egoboo” seria algo como status

O fato é: toda mudança de comportamento traz diferentes tipos de reação. A Jovoto, por exemplo, também trabalha no esquema concurso, mas com alguns extras na ferramenta, e estampa clientes como Coca-Cola e Starbucks. No meio termo, vemos a Mutopo (que está no Brasil), que trabalha, segundo diz, com “Produção Social”, e a novíssima Giant Hydra, montada bem no estilo atual de agência, com o um diretor de criação para os jobs. O Ignacio Oriamuno, falou da Giant Hydra no NBC 2011.

A Mutopo pensou muito bem seu conceito. Vale dar uma espiada no slideshare (telas e áudio em inglês):

Nessa semana, ouvi uma explicação do Luke Beatty, VP do Yahoo!, sobre a nova ferramenta que vai ser lançada em segunda mão no Brasil ate o final do ano, a Yahoo! Rede de Contribuidores, que só existe nos EUA. O Yahoo! vai apostar na criação de conteúdo local, que seja mais relevante, e este vai estar lado a lado com o conteúdo profissional (agências de notícias, veículos). E quem contribuir vai ser recompensado em dinheiro, assim como no modelo americano. Luke e Craig Abruzzo eram os dois sócios da Associated Content, que foi comprada pelo Yahoo e serviu de base para o Contributor Network do portal. Luke diz que cerca de 70% do conteúdo que consumimos hoje vem do crowdsourcing. Não tem mais volta.

Que a unanimidade é burra, todo mundo já sabe. Mas ninguém sabe ainda qual o tamanho da inteligência das multidões. E, principalmente, como lidar com isso. Vale relembrar um projeto criativo absolutamente fantástico que usou muito bem o conceito, aliado à criatividade: The Johnny Cash Project

.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro