McDonalds

A verdade por trás das fotos apetitosas dos sanduíches do McDonald’s

20.jun.2012

Quem mostra é a própria diretora de marketing do McDonald’s no Canadá. Hope Bagozzi visita uma sessão de fotografia do sanduíches da rede, e explica o motivo da foto no cardápio ser tão diferente do produto real.

A explicação básica é: Na foto, a edição valoriza os ingredientes para fora do pão.

Obviamente, não é tão simples assim, mas aqui é o McDonald’s dando a cara a tapa e falando de algo que toda a indústria do fast food foge. Importante notar também no vídeo, a exibição de outros truques de edição no Photoshop para criar esse aspecto.

/via Devour

Comente

  • raoninery

    Poxa, legal o McDonnalds ter uma franqueza de esclarecer ao consumidor esse tipo de questão. Geralmente as lojas limitam-se ao texto "foto meramente ilustrativa, cores, formatos e tamanhos podem variar"

    Mas o making of não foi completamente sincero. Pro pão ficar maior eles cortam 2/3 de cada lado de 2 pães diferentes pro mão não ficar tão baixinho. A carne não é completamente frita e recebe uma camada de silicone e verniz ou shoyo pra ficar molhada brilhosa e com um cor interessante.

  • Esse é o trabalho do publicitário, em geral.

  • Achei bem interessante e válida a postura do McDonalds. Uma surpresa positiva de como eles estão respondendo as duvidas de clientes. Gostei!
    Abs, Miguel Cavalcanti
    @mcavalcanti

  • Poderiam fazer um vídeo das condições de higiene dos restaurantes da rede. Aí sim eu ia achar honesto.

    • felipeuntill

      Lá fora não ia ter problemas, não cofunda a qualidade das franquias do Brasil com o serviço dos McDonald's de todo o mundo.

      • Marcos Sá

        Ui eu morei fora.
        Ui eu odeio o Brasil.
        Ui, eu tenho internet banda larga.

      • Diogo

        Um dos McDonald´s mais imundos que fui, com um banheiro que não posso nem descrever aqui, ficava nos EUA. Mais precisamente em Detroit. Achar que tudo no Brasil é pior não ajuda em nada. Em Orlando vi gente furando semáforo, parando na faixa, buraco nas ruas e goteira nas estruturas…

        • Rebeca

          Aleluia alguem que pensa como eu… o Brasil so tem desgraca e tudo q e bom ta no exterior…E demais..vai nessa

    • Bom.. eu trabalho "infelizmente" nesse fastfoodizinho, e realmente seria uma boa um video de higiene, mais como como gostei dessa sugestão, funciona assim Marcelo: Lá dentro em qualquer momento dentro da cozinha agente usa toca por se tratar de lidar com alimentos não prejudicar "nossos" cabelos pela gordura, cheiros etc, mesmo sendo cozinha tem riscos biologicos, toxicos etc entao temos um mapa de cada local, NÃO USAMOS luvas para preparo dos lanches; 1 – lidamos com chapas quentes, mesas americanas (inox quentes), assim sem correr riscos de derretimentos ou algo parecido, por tanto os funcionarios tem sempre que higienizar as maos sempre que possivel, exemplo: estou fazendo chapa nao tendo ninguem na cozinha, cliente pediu um lanche, do lado da chapa tem um gel higienizador, passo nas maos e ai sim posso começar a fazer o lanche pedido, sacow? Bom.. eu sou do periodo da madrugada, entao basicamente o salao da loja fica fechado somente funciona o drive, mais em todos os horarios da rede sempre fazemos faxina, limpamos o chao, nas mesas americanas sempre tem paninhos para limpa-las (esses nao podem ficar em cima da mesa, tem um local pra eles), etc, e nós da madrugada fazemos o maximo ou seja, lavar a loja inteira (o que agente chama de FAZER – Lavar ou limpar) fazemos todas as lixeiras sejam do salao ou da cozinha em geral, trocamos sacos, lavamos calçadas, fazemos cozinha, innox, maquinas, freezer, chão, azuleijos, chapas, mini freezer, estoques etc pra deixar tudo pronto pro pessoal da manha, tarde e noite, ha é importante tbm falar que como estamos lidando com alimentos nao podemos usar pircengs, brincos, aneis alianças (essa com exceção da gerencia – alguns) bijus, esmaltes e assim vai. Espero ter deixado uma clareza quanto higiene na nossa cozinha rs, mais um video seria bem legal mesmo! quanto a ese video o preparo dos lanches é exatamente como acima, cada igrediente tem seu lugar dentro do pão, apenas nao sai como a idealização do sanduiche perfeito como no video, quando comecei no Mc todos me pergutam ainda, quebra o encanto vai.. rs. Abração Marcelo.

    • Henrique

      eu devia ter feito um vídeo quando fui consertar um copmutador de uma loja do mc. Queimou a memómia por causa da gordura, ela estava literalmente colada.

  • João

    Tudo bem, o sanduíche é diferente do da foto. Como se ninguém soubesse disso e como se não fosse assim em TODOS os restaurantes do mundo. Com essa onda de ficar tirando foto da comida pra colocar no facebook, tem gente esquecendo que o que importa mesmo é o gosto. Comida é pra comer… e o gosto atende à maioria das expectativas. :-P

    • caiomatrix

      Inclusive dá pra perceber pelo vídeo que o sanduíche real deve estar BEM mais gostoso do que o da foto. lol

      • Carlos

        os ingredientes são os mesmo… vc tá me dizendo que a disposição deles dentro do sanduíche pode alterar o gosto? me fala mais sobre isso.

        se gosto tivesse relação com aparência, nao quero saber como seria o gosto do strogonoff

      • Mauro

        esse aqui de cima é sem noção mesmo.. kk são os q dão alegria aos blogs. thx for coming. :)

    • Como se fosse possível chamar essa espelunca de restaurante.

  • fernandocota

    McDonald tomou uma atitude bacana e arriscada. Tudo isso para criar uma afinidade com os consumidores, será que irão fazer mais vídeo do tipo: Por que toda vez que sou atendido no Mc, os funcionários são sempre mal educados?
    Ela no começo do filme está usando um tablet com Win 8?

    • Luis

      Acredito que é um Samsung Galaxy Tab 2 (com Android). O que aparece na tela não é o sistema, mas sim um aplicativo que ela está usando em tela cheia.

  • COMENTEI ISSO A UNS 6 ANOS ATRAS NA FACULDADE E O PESSOAL FALOU QUE EU ERA LOUCO QUE NAO TINHA NADA A VER……. AINDA BEM QUE TINHA RAZÃO!

  • Ziongp

    Muito além de imagem , eles deveriam mostrar o veneno que existe por trás daquelas "batatinhas sequinhas e crocantes" e todos outros produtos nada saúdaveis.

    • Marcel

      Não é do interesse deles. Mas parece que é do seu. Então vai lá e mostra você ué.

      • Ziongp

        Meu interesse é cuidar da minha sáude e evitar esse lixo de alimento!!
        Fica a dica ! Quem quiser que procure saber!!

        • Marcel

          Ok.

  • Fernando Audibert

    Engraçado que esta semana fiquei analisando o BigMac com a foto do produto. Pensei: "não há dúvida que eles devem colocar algum tipo de calço para dar altura", o que de certa forma fazem isso com os próprios ingredientes. Na teoria e na lógica o que você come são os produtos que estão na foto, de uma forma desordenada, mas está todos lá!

  • Anderson

    Poderiam inclusive dizer a quantidade de produtos químicos, conservantes, e todas as porcarias que fazem o consumidor se viciar no MC…

    Que os consumidores acíduos inevitavelmente ficarão obesos e terào graves consequencias na súde e por aí vai!

    Isso seria justo, Honesto, nào acham?!?!?!

    • Marcel

      Não, não acho.

      Sou um consumidor quase assíduo (e não acíduo) do McDonald´s e não sou obeso e nem tenho graves problemas de saúde.

      Como qualquer outra alimentação, em demasia causa problemas de saúde. Mas isso não é exclusividade desse ou daquele restaurante.

  • Achei por lado bacana a atitude, mas como disseram não foram tão honestos assim .. na verdade eles só falaram que a foto é assim para mostrar todos os ingredientes de uma vez, e não mostraram mesmo o pão que são 2 e não 1 só, a carne que é cortada atrás para ficar para fora do pão, etc, etc. ..

    Até vi uma vez que tinha uma lei rodando no Brasil que queriam proibir "fotos meramente ilustrativas" e queriam obrigar fotos reais dos produtos .. não sei se é verdade, mas talvez trouxesse alguns reflexos positivos ..

  • Rafael Battesini

    E o hidróxido de amônio utilizado para converter as sobras de carne gordurosas em recheio para os hambúrgueres? Isso o marketing do McDonald's não fala. É uma ilusão acreditar que esse videozinho, concebido com uma finalidade marketeira revestida sob uma roupagem de "somos transparentes", se trata de uma postura ética da empresa. Ai ai, quanta inocência e ingenuidade.

    • Robson

      Alguém dá uma medalha pra ele, rápido!

    • Luis

      Bom, o vídeo é marketeiro sim, sem dúvida. Mas não é sobre o amônio, nem sequer sobre a carne. É sobre como são feitas as fotos e é interessante porque muita gente não sabe.

      Ficar reclamando também só por reclamar é como ir num show de rock e reclamar que não tocaram sertanejo.

      • wanderley

        perfeito, luis. as pessoas reclamam de tudo, inclusive, se esquecem dos conteudos das postagens para reclamarem, simplesmente, pelo hábito de reclamar. cada comentario no seu devido lugar e tempo. justo.

      • Rafael Battesini

        Caro, se trata de um fórum sobre marketing, o que indubitavelmente implica considerar questões éticas elementares, não somente relacionadas às técnicas e propósitos nas quais as fotos são concebidas, mas sobretudo relativas às posturas da empresa para com os seus clientes. Assim como você tomou a liberdade de comentar, digo que o seu comentário é raso e não acrescentou nada para a questão. Afinal, não estamos falando de shows de rock ou outro estilo. Reclamar da reclamação é pior ainda. Pense nisso e um abraço.

        • Marcel

          Profundo foi o seu comentário Mr. Obvious.

      • SLT

        Não acho que seja por aí. Você está lendo uma abordagem técnica e perdendo a relevância do conteúdo. Não, isto não é um manual para os publicitários entenderem como são feitas as fotos do McDonald's. Ele faz parte de um conjunto de "vídeos-transparência" do site deles, que procuram tirar manchas da imagem da corporação McDonald's. Seu olhar é de designer, não de market planning. É reducionista. A maior demonstração de que a transparência do McDonald's é uma piada é o fato de que, no vídeo, os comentários são desativados.

    • SLT

      Exatamente. É impressionante como o cenário atual da mídia é este: a internet traz e pede transparência — e aí uma nova "paratransparência" vem, encapada com a versão deles.

  • Caroline

    2012, todos deveriam saber que todas as propagandas usam Mock Up.

  • Paola

    Já comi uma vez um Mc filé de borboleta… não acho nada de sincero nisso ai, ja devem ter é escutado muito de muitos consumidores! por isso agora essa JOGADA DE MARKETING para amenizar os prejuízos…. Todo marketeiro sabe disso!

  • Mc não é o meu favorito, mas esta resposta foi muito boa!

  • Interessante iniciativa e também a produção do making of, engraçado como todos nós sabemos que a propaganda em si não condiz com a realidade do produto e mesmo assim não paramos de consumir…

  • a Foto tem que ser convidativa, e chamar a fome do consumidor, toda propaganda tem que ter uma ilustração ou "foto bonita", fazer uma propaganda com o sanduíche real, não iria despertar tanta fome ou ser tão convidativa. Para os "Tem que falar dos bla bla bla dos sanduíches tb mimimi bla bla bla" Sejam menos chatos e aproveitem as coisas boas da vida, ou deixem as pessoas aproveitarem. McDonalts é bom e comer de vez em quando não faz mal a ninguém.

  • esse vídeo poderia ter salvo a vida de de William 'D-Fens' Foster.

  • igor

    Acho engraçado como existe tantos criadores que ficam falando mal sobre esse tipo de imagem, sendo que são eles que fazem. Ok, vamos colocar uma lei que proíba qq mockup, vai ficar linda as propagandas. Daqui a pouco, vai ter nego reclamando que sua batatinha do ruffles não veio com efeito com lens flare…

  • JotaRod

    Se a moda pega, daqui a pouco o Ruffle's vem explicar porque há muito ar na embalagem embora pessoas sensatas saibam que é uma forma de proteger a batata na embalagem.

  • Jhony

    Vi algumas pessoas comentando a respeito de que deveriam falar da química usada nos lanches, disso, aquilo e aquilo outro.

    Mas a matéria não é sobre como as fotos de sanduíches ficam?
    Então a finalidade foi mostrada. :S
    Não sejamos hipócritas, nenhuma empresa vai sair por aí falando dos males dos produtos. Vendemos produtos por pior que sejam, exaltando qualidades e esquecendo defeitos.

    Vamos cair na real né galera? Se quer saber qual a química utilizada na fabricação dos lanches, bora visualizar em alguma matéria especializada em Engenharia de alimentos, ou algo do tipo.

    Ps. Apenas minha opinião. ;D

  • Mauro

    kkkk hilário… ver como o mac donalds já está preparado para os novos tempos — de aparente esperteza do consumidor.

    bem simples. o consumidor hoje é mais esperto e mais exigente. e as grandes indústrias, no mesmo passo, também são muito mais inteligentes e persuasivas.

    o mcdonalds faz um dos piores sanduíches do planeta — e também um dos mais caros se vc pensar q com um pouco mais de reais vc vai num lugar decente , tipo a chapa ou hamburguinho e come algo muito melhor.

    esses caras do mc donalds vão continuar dominando o mercado. porque a hope realmente dá muita hope pra todo mundo. não deixa ninguém sem esperança de que o burger deles é maravilhoso de todo jeito. seja na real, seja na foto.

    só q há muito tempo, nem lembro onde eu li, só o pãozinho , por exemplo, é cuidadosamente preparado para as fotos. cada grão de gergelim é colado separadamente na casca. um por um. só um dos detalhes.

    acho q ela esqueceu de dizer isso ,não é.

    e que eu saiba fotos de alimentos são com muita frequência feitas com mock ups dos produtos. usam gesso, usam tintas, sprays, zilhões de artifícios para fazer a coisa parecer real mas muito melhor que o real. tão óbvio.

    acho que no planeta sempre haverá pessoas prontas pra engolir as palavras de esperança da hope.

    esse é o planeta terra. :)

  • Mauro

    me engana q eu gosto. :)

  • Mauro

    kk acabei de checar no youtube o mesmo video — comments for this video has been disabled. claro , ne. eles não vão dar a cara pra bater , não. imagine a zoeria q seria e como teriam de lidar com a verdade vindo à tona.. kkk

  • Neguinho fica feliz em ser iludido. Impressionante. Se o pão encolhe na caixa quando esfria, por que razão a parte de cima dos dois tem exatamente o mesmo tamanho?
    Caô brabo. O bife do da foto parece uma roda de bicicleta. É o vídeo me engana que eu gsto mais descarado que já vi. E neguinho curtindo a iniciativa… Façam-me o favor…

  • mari

    mimimimimi..

    whatever. amo muito tudo isso.

  • REGIS

    O PESSOAL RECLAMA MAIS TODAS AS VZS QUE VOU NO MC ESTA LOTADO..MUITA FILA..MUITAS CRIANÇAS…IR COMER UM LANCHE DE VEZ EM QUANDO NÃO MATA NGM…E TODO MUNDO SABE QUE NÃO É SAUDÁVEL..MAIS CONSUMIDO DE FORMA EXAGERADA.

    • ahe

      sim sim.. de idiotas o mundo está lotado.. kkk wake up babee.

      :)

  • ahe

    É simples. Existe o mundo disfarçado de verdadeiro. Aquele nos livros de história, nos jornais, nos videos que as empresas encomendam e em vários blogs.

    E existe uma outra realidade. Que é o que está por trás do que a maioria acredita. É sempre bom conhecer os bastidores de tudo pra entender melhor o que realmente está acontecendo e o que estão de fato oferecendo pra gente.

    Óbvio que esse video é bem parcial e manipulador. É na verdade a nova forma de se relacionar e ganhar o cliente.

    Foto de alimento sempre é fake. Os alimentos não suportam tanta luz por muitas horas. E o efeito com produtos reais nunca vai ser o desejado.

    O que a gente pode fazer é analisar se o video convence ou não. Até que a Hope passa firmeza e segurança. Mas é só pra quem não tem noção mesmo de que esse mundo é feito de meias verdades e muitos terabites de mentira pura.

    O mundo em alguns aspectos continua o mesmo. De um lado , pessoas com pouca informação e disposição pra acreditar. Do outro, uma minoria persuadindo o restante a fazer o que não é o melhor pra esse grupo restante.

    E até os blogs hoje estão querendo manipular bastante a verdade, ou pelo menos as opiniões. Hoje criticar virou algo meio politicamente incorreto. Proibido. Tabu. Coisa feia que causa mal estar. Mal estar é nao pensar e nao ser capaz de analisar. Isso , sim.

    Até esse blog aqui está na lista daqueles que não permitem visões contrárias .

    Post será provavelmente censurado também. Mas já sabemos que botão apertar. :)

    • Marcel

      O problema dos críticos é a falta de atitude. Reclamam, reclamam, reclamam sem parar, mas não fazem nada pra mudar.

  • Tito Floripa

    Mentirosas são as fotos do facebook de vcs.

  • Jader Rubini
  • Paola

    Pelamor, nem parecem profissionais comentando. Reclamem então que as Playgirls reais não condizem com o que é mostrado na revista e que as bebidas alcoólicas não mostram na propaganda que vc pode virar um alcoólatra largado na sarjeta, com seu patrimônio dissolvido e sua família destruída. Na boa, propaganda é pra vender, jornalismo é pra esclarecer (ou pelo menos, era). Cada um que procure se informar.

  • A marca internacional desse sanduíche cuida de sua imagem como qualquer outra faria, mas sendo MKT de guerrilha ou não, mostrou a que veio e como faz pra realçar seus produtos. Muito útil! Se deixou de mostrar aqui outros recursos, é bom lembrar que o vídeo curto é melhor que um filme tutorial, pois não atrairia audiência (esse é o foco, audiência da marca).
    Quanto a reclamar, reclamar e reclamar, este lugar não é indicado, pois quem vem aqui, busca conhecimento e experiência em MKT. Recomendo a todos do MKT!