Komodo: Uma agência que despreza a propaganda online

22.out.2012

Quando você achava que essa discussão já era coisa do passado, vem alguém e bota o dedo bonito na ferida.

Além de anúncios em veículos especializados, uma tal nova agência chamada Komodo nos enviou uma mala direta. Seria apenas mais um entre tantos gastos de papel à toa, exceto por um detalhe: A agência se diz 100% offline.

“Propaganda online não funciona”

Além da frase acima, a peça traz a filosofia da Komodo – que tem o Sérgio Lopes como CEO – e diversos argumentos contra publicidade online e a “turminha do digital”.

“Rede social, viral, aplicativo e todas essas geringonças modernosas têm muita tecnologia, mas nenhuma eficácia.”

Não sei da seriedade e veracidade dessa empresa, que atende orgulhosa no telefone (11) 2533 6108. De qualquer maneira, pode ter certeza que só está tornando público aquilo que muitos clientes e profissionais da publicidade realmente pensam, mas não tem coragem de passar vergonha por aí.

[ATUALIZAÇÃO] Diversos leitores publicaram nos comentários o site da agência: agenciakomodo.com.br

Comente

  • Coloca o site deles ai no post.. não, pera!

    Essa realmente é nova! HAHAHA

  • Flame War is enabled.

  • Bruno Ramos

    Por mandarem uma mala-direta pra vocês, Indiretamente fizeram uma propaganda online.

    Isso é mais tentativa de "aparecer" (entenda-se melância na cabeça) do que defender a ideologia da propaganda anti-web.

    • Concordo. Claro que ele quis chamar a atenção. Liga lá e diz que precisa de um site e vê se ele não vai produzir….. rsrsrs

  • Entendo e concordo em partes com o discurso deles e a visão sobre como propaganda e design são tratados ultimamente, onde o cara saber usar o Photoshop faz dele um designer. Entretanto essa postura agressiva contra os profissionais de "vinte e poucos anos" e ferramentas digitais me soa ranzinza, parece que os caras estão de birra com a mudança dos tempos e a obsolescência das coisas.

  • Lara

    Não dá nem pra saber mais sobre a bendita, já que a agência NÃO TEM SITE. #chateada

    • eriveltonms

      Lara, trabalhei com o Bruno e o Marcio por um bom tempo, realizando alguns grandes projetos dos quais me orgulho, e a agencia sempre tive site, que é acessavel por este link aqui: http://www.abendita.com/

  • GSaboia

    100% offline mesmo! Nem site tem…
    O que faço para contratar? Abro a lista telefônica?

    • ana

      manda uma carta…

      • 20poucos anos

        Sinal de fumaça !

    • Leonardo Mateus

      Liga lá! =P

    • Eduardo Knox

      Liga no 102

    • dupaiva

      pombo correio

  • Ronan

    Aí manda isso para o brainstorm9 para que isso seja postado (como foi), seja comentado, viralizado em redes sociais e continua como as outras, rs

  • Essa matéria já torna a Komodo não mais 100% offline! Online não implica em ser ou não ser, estar ou não estar, pode não estar ligado mais ao querer. As pessoas estão conectadas, se sua empresa se torna conhecida, logo sua empresa será online.

  • Karen

    Propaganda eficiente mesmo está no ponto de venda. Lá está o seu consumidor com o dinheiro na mão e a vontade de comprar.
    Na internet a propaganda online funciona se você vende o produto pela internet

    • hahahahah.. cliente conservador e obtuso detected….

      • Você quer dizer o "cliente real" né? Pessoal considera o mercado online como sendo 100% do PIB do Brasil.

    • Hummmm… Já ouviu falar em comércio eletrônico?

    • raphaelweird

      hauhauahauhauahauhauahuahauhauhauahuahauhauauauauahuaauhauhauhauhauahuahauhauhauhauahuahauhauauhauahauhauhauahuahauhauhauhauahauhauhauhauhauhauha

      posso parar de rir?

      hauhauahauhauahauhauahuahauhauhauahuahauhauauauauahuaauhauhauhauhauahuahauhauhauhauahuahauhauauhauahauhauhauahuahauhauhauhauahauhauhauhauhauhauha

      ou eles estão realmente criando um viral otimo e usando do online pra vender, ou eles são realmente idiotas e vao falir rapidinho (ou ainda papai tem muita grana e vai bancar tudo pelos proximos 5 anos).

    • Pedro

      Dúvido que vc antes de comprar algo, não procura referencia na internet ou nao comprou algo pq viu na internet.

  • Essa matéria já torna a Komodo não mais 100% offline! Online não implica em ser ou não ser, estar ou não estar, pode não ser um querer. As pessoas estão conectadas, se sua empresa se torna conhecida, logo sua empresa será online.

    • João Martins

      Na verdade, ela não diz que não estará online, mas que não faz propaganda online, ou seja, não cria mídias pra internet.

  • rodrigo

    Não funciona, entretanto estou aqui eu lendo, na internet sobre eles.

  • Só se for in-komodo.

  • E vocês estão sendo a propaganda on-line deles…
    agora não são 100% offline BINGO!!!

  • Danilo

    O cara que escreveu essa mala direta precisa acessar mais a "rede mundial de computadores" para entender que o on-line não está criando só bordões (que termo é esse? haha), mas sim expressões que estão sendo incorporadas na sociedade e nos dicionários. De qualquer forma a iniciativa chama a atenção.

  • 20poucos anos

    que comédia esse Tio aí.

    propaganda online é tão irrelevante que Cannes criou uma categoria só pra elas…

    Admiro muito a poesia da coisa. Escrevo em papel meus títulos, roteiros e demais textos.
    Muito legal a ideia de mandar os diretores de arte voltarem ao lápis de cor.
    Mas muito romance pra pouca eficiência.
    Zombar da minha geração ? Sim, temos gênios de 20 e poucos anos, o bacana com seus 50tões resolveu dar uma de rebelde.
    Acho que esse jogador de bocha aí tem que repensar seus conceitos.

  • Diego_S

    Péssimos argumentos, eles podem até ser bons no offline, mas desprezar o online dessa forma não é o que deveriam fazer, até pq tem muita coisa que só funciona no online, basta saber usar com inteligência.

  • Felipe

    Outros já notaram esse problema também

    O que acontece no mercado digital brasileiro?

    Link:: http://www.coxacreme.com.br/2012/04/13/o-que-acon

  • Fábio Ribeiro

    agora conte-me mais sobre essa ação?

  • Finalmente alguém teve coragem de dizer o óbvio!! Tenho certeza que a Coca-Cola, Adidas, Nike, Volkswagen, Audi, Volvo, dentre outras empresas de fundo quintal tão perdendo dinheiro anunciando online!!!

  • Gustavo Meyer

    O que achei mais engraçado é que na mesma revista Meio e Mensagem em que um anúncio semelhante a esse foi veiculado, dos 6 destaques da capa os 4 grandes falam sobre o meio digital.
    Isso me parece o ultimo tiro de alguem que já não tem balas no cartucho!

  • Viral, com certeza. Daqui a pouco aparecem falando que até uma ação offlline, pode ser viralizada. E ratificando o "poder da internet".

  • Jessé Silva

    Existem tipos de publicidade que não voltam, e somente focar na Off line é uma delas.

  • On line não funciona? Parece que o viral deles está funcionando…

  • Andreyver Lima

    kkkkkkkkkk ninguem aí se ligou que isso mesmo É UMA ESTRATÉGIA??????

    Pelo amor de Deus, meus amigos "criativos".

    Por qual motivo eles mandariam uma mala direta pro B9 falando de um assunto é polêmico?

    Vamos exercitar nossas mentes. Acho que a empresa quer que as coisas não sejam tão "automatizadas".

    • Rodolfo

      Tbm pensei a mesma coisa quando vi a matéria… Tá na cara q é estratégia =D

  • ana

    e eles interagem com o mundo como? Carta e fax?

  • Schneider

    Isso aí é pegadinha. Komodo é um dragão, um réptil ou seja… um dinossauro. Não pode ser real. Se for isso, baita sacada. Além disso, o layout parece coisas de 1991, sim, tenho mais de 40, sou tiozinho, sei o que tô falando. Ass.: Dino.

  • Cheiro de viral.

  • Gabriella B

    Fica, vai ter bolo. Só que não. Chateado. Corrão. Menos Luiza, que está no Canadá. Todas chora. A A internet não cria bordões? Srsly? Ah, e só lembrando: o Oxford Dictionary adicionou verbetes que derivam da tecnologia e dos meios digitais e, por terem um uso tão frequente acabaram não sendo utilizados apenas na websfera. Entre a listinha de palavras, temos Lolz, inbox, mwhahaha, omg. Bjs.

    • João Martins

      Google é clássica nessa lista.

  • Quero ver como esses caras estarão daqui alguns anos. Ignorar os tais gurus de 20 e poucos anos fica parecendo inveja de uma geração que faz as coisas de uma forma diferente e consegue os mesmos resultados e em alguns casos até melhores. Nem todos tem grana para investir em rádio e televisão e a internet é uma boa saída para essas empresas/pessoas. Devemos entender que na realidade não haverá mais distinção entre online e offline, ou eles não achavam que isso ia parar ma Internet?

  • Duvido que seja a sério. Me soa mais como um viral pegadinha: primeiro lança a polêmica para depois se lançar como também online e antenada com as tendências blablablá.
    Ninguém enviaria uma *mala-direta* (termo old, eita) tão arrogante assim.

  • Diego_S

    Não dou 6 meses pra eles criarem um site

    • Bom,

      Bem que você falou, o domínio já foi até comprado. Dá uma olhada:
      http://agenciakomodo.com.br/

      Foda

      • A mensagem no site é o melhor kkkkkk

        "Compramos o domínio apenas para ninguém utilizar."

    • Alex Silva

      Seis meses?! Quanta bondade a sua Diego. Vamos dizer, a metade?

  • isso é marketing para aparecer as custas dos outros.

  • essa peça(mala direta) é um ótimo exemplo de como uma publicidade "offline" bem feita acaba migrando naturalmente para o online.. não me admira se daqui uns dias não surge o site da komodo com esse case estampado na home, e viralizando no facebook… seriam gênios se o fizessem…

  • Alexandre Montoli

    Só posso pensar que eles não tem departamento online… não tem ou não sabem fazer.

  • Bom, já não é 100% Offline.

  • Carlos

    O Futuro nao o Digital, o futuro e a fusao do ATL e BTL com o digital. Quem nao pense assim so esta nao querendo ver o que realmente vai acontecer. A publicidade e um mundo sem fronteiras, e se eles querem por fronteiras no seu mundo, deixa eles ficar atrais.

  • 20poucos anos

    muito komodo pro Tio aí parar no tempo dele…

    pode ser viral, estratégia o que for.

    mas será que falem mal ou falem bem, mas falem de mim serve pra propaganda ?

    acho que não.

  • Então. tá….

    Adivinha qual o 'meio' que vai tornar essa "nova proposta de agência" famosa….

  • Patricia

    Liguei no número aí, caiu na caixa postal dizendo que eles estão em "estágios finais de implementação". Como foi dito, deve ser viral mesmo, bem interessante. Tomara que depois eles voltem aqui na internet (B9) pra finalizar a ideia. Haha!

  • Meu amigo, José Jailton, do Interior do Ceará, é dono do domínio ".com.br". Seja o que for, tomara que sobre um $$$ para ele por uma boa proposta pelo domínio. Aposto que ele vende, por uma boa oferta. Fica a dica. A-cara-do-viralzinho.

  • O problema da Publicidade Online é o mesmo problema da Publicidade em Geral, tem muitos profissionais e poucos são capacitados.

    A questão é que com o surgimento das ferramentas de Mídias Sociais todo mundo que tem um perfil em uma rede qualquer da internet ou blog, se achou "OOOO entendedor" de publicidade.

    Da mesma forma da Offline ela depende de muito planejamento para dar resultado e deve-se principalmente conhecer a finalidade de cada ferramenta para que uma campanha Online de resultados verdadeiros.

    Já faz um tempo que estou de saco cheio de "profissionais" que CRIAM termos na maioria dos casos inúteis para parecer entenderem do assunto e isto como todos aqui sabem não é um mal apenas do ONLINE, isso já vem disseminado do OFFLINE.

    E se torna pior com o surgimento das disputas de valores do tipo "Faço seu site, sua campanha, totalmente de graça" tornando o mercado ainda mais ridicularizado.

    Não vou prolongar o meu pensamento, pois vou acabar indo longe, mas a Publicidade Online Funciona Sim, cabe selecionar o Profissional e não o Cara que tem Perfil no Facebook

  • Esse é o tipo de cara que acha que a internet é uma realidade paralela, e provavelmente usa o bordão "Rede mundial de Computadores" sem perceber que são pessoas que navegam nela e não máquinas.

    Em pleno 2012, perto do fim do mundo e ainda tem gente separando publicidade em offline e online. Triste, espero que seja somente um viral hauhauhauhuahauha.

  • paulo

    Ele escolheu um público e se posicionou.

    Quantos empresários antigos, que não gostam da modernidade tem o mesmo pensamento que ele?! Quantos preferem pagar 30mil em 30s na TV ao inves de pagar 5mil em um site.

  • Marcio

    hahaha…logo logo vem o videocase dessa ação, que enganou os leitores de famoso blog de tendências digitais. Na verdade, estamos na Era do videocase.

  • De boa… Alienação total… Até com o rumo de celulares, tablets, etc… Fora o verso do folder… Eu não contrataria de boa… Pede pra eles dizerem tudo isto para F/Nazca, vejo várias ações relacionados a Skol darem muito certo…

  • Sério que estão acreditando que isso é real?
    Uma agência ~séria~ falaria isso? Se levasse tão a sério assim sua filosofia mandaria uma press-kit para um SITE!?

  • Marcio

    Ah, e basta dar um google em Sérgio Lopes pra ver que ele é socio de uma produtora de conteúdo transmídia. Além de ter sido sócio da QG propaganda. É muita inocência cair nessa jogadinha. Aguardem, videocase saindo em 3…2…1…

  • Komodo, me vê 200 cartões de visita por favor.

  • Primeira trollada offline da história! Sensacional! =D

  • Gustavo Meyer

    A repercursão desse anúncio na internet prova que a Komodo é uma agência Online, e também o quer realmente significa ser Online.

  • Bem Komodo não querer estudar publicidade online.

  • Primeira trollada offline da história! Sensacional! =D

    • joao

      Nada… primeira trollada oficial da história foi a leitura de Guerra dos Mundos na rádio em 1938 ; )

  • Ninguém aqui parece ter entendido a piada?!

  • Arthur

    quanta arrogância

  • Ettore
  • Santino

    Aham, Cláudia. Agora a agência desse fanfarrão vai ficar conhecida graças a….

  • Só eu notei a analogia de uma agência que se diz 100% offline ter o nome de komodo (fonética de CÔMODO, que é sinonimo para preguiçoso e afins)?

  • Matheus Henrique

    Só conheci pq li essa matéria na internet, antes disso não fazia ideia quem eram.

  • raquelmoritz

    Trote, já passaram? :B

  • Marcos Scherer

    muito cara de tio que lê veja e quer dar palpite sobre as coisas

  • Ahan, Cláudia, senta lá! _http://www.agenciakomodo.com.br/

  • mdroopy

    oque esperar de um cara que quer pagar seus fornecedores com whisk?

  • Paulo Neto

    Pegadinha do Mallando?

  • Para quem conhece, tá na cara que é pegadinha.

    FB do Sérgio: http://www.facebook.com/conteudosdiversos

    Quem ele é? Sérgio Lopes tem mais de 25 anos de experiência no mercado publicitário. Desenvolve projetos multi-plataformas, promovendo entretenimento com responsabilidade social. É sócio-fundador da produtora “Conteúdos Diversos”; produziu alguns programas educativos para a Tv Cultura e para a Secretaria do Meio Ambiente; participa do Comitê de Comunicação por Conteúdo da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes).

  • Crovis

    Os mimimis acima são pura síndrome de patinho feio da publicidade..

  • Tô achando também que até o nome já denota a pegadinha "Komodo". Pode ser o "dragão de komodo", como alguém já citou nos comentários acima (postura "jurássica"), ou pode ser "cômodo" continuar apostando nas mídias tradicionais. De fato, só de não ter que analisar as trocentas possíveis métricas de uma campanha online é muito mais "Kômodo" mesmo.

    E mandar uma mala direta pro B9… aí exagerou né? heheheheheheheh…

  • Se não funcionasse eles nem se preocupariam em mandar uma mala direta para o brainstorm. Se eles realmente acreditam que não funciona, qual foi o objetivo deles com essa ação? um pouco contraditório, não é?

  • Somente pelo fato de terem enviado este material para a equipe de um site, eles já estão fazendo online. Todo o povo de comunicação tem que parar com frescuras online ou offline, pensem em comunicação todos ganham.

  • Xavier

    perai, isso é uma matéria(fraca) ou um viral(que vai funcionar)?

  • Para mim parece evidente que isto é um viral que ainda terá uma virada. Se não, nem teriam enviado para vocês.

    • beto

      cheiro de viral. o telefone é de uma tal Ami – Associação de Mídia Interativa.

  • Irapuan

    Cresci assistindo como se exalta a postura inovadora na publicidade.

    Pelos comentários acima, vejo que a postura inovadora só é elogiável se é pra fazer como a manada faz: Investir em tecnologia. Qualquer coisa fora disto, não seria inovação.

    Me soa contraditório este tipo de "inovação em círculos", que fica rodando só dentro de um mesmo escopo.

    Considero natural o preconceito destilado nos comentários anteriores: É impossível convencer alguém de uma ideia no qual o não entendimento dela depende o seu salário

  • Ricardo Bernard

    O cara joga video-game ……….. deve ser os modelitos pioneiros da Atari kkkkkkkkkkkkkk Ele usa a velha tática do Milton Neves, que malha o Flamengo e o Corinthians e com isso vai ter aproximademente ( 40 milhões Fla , mais 22 milhões do Corinthians ) no pé dele e acessando blog ;

  • Fábio

    Cheiro de pegadinha no ar…

  • Felipe

    Se for uma agência mesmo, acho palha. Se for um viral de alguma coisa, acho mais palha ainda. Enfim.

  • Dani Siltori

    Certeza que é viral de alguma agência.

  • Acredito que tem a ver com a mudança de sede da IAB Brasil, pois esse telefone está registrado para o endereço da Rua Helena 309, cj 302… Um bom viral e uma ótima iniciativa…

  • raul

    Certeza que é mais uma trick.. mais uma pegadinha.. E outra — o dono desse blog tb faz parte do esquema. Postando nome do dono da agência e até o telefone..

    Óbvio.

  • Nelson

    O fato é que publicitários não gostam de ser surpreendidos, e a possibilidade de isso ser viral/campanha etc, e ninguém sacar antes o que é incomoda (inkomodo, tu-dum-tchiii)

  • Infelizmente, pra quem gosta do mundo digital, esses caras tem um pouquinho de razão.

    Aqui no Brasil as agência tem a infeliz convicção que internet compete com TV.
    NÃO! TV é massa, internet é nicho.

    Enquanto os planejadores e criadores digitais não repensarem suas estratégias, entendendo que só se faz propaganda eficaz, quando se pensa no público certo, não nos publicitários, a coisa não vai andar.

    • Carolina

      Desculpa eu nao concordo com voce. Eu trabalho na maior rede de video online da Europa, e nós competimos sim com TV. De fato, estamos competindo no mercado contra os budgets que antes as agencias passavam a TV, tentando trazer para online.

      Ainda que TV seja massa, voce segmenta no momento que escolhe em que horario da grade quer encaixar o seu spot. O mesmo acontece com online, voce so escolhe o espaço (site) em que quer encaixar o seu spot, e se quiser MASSA voce joga em rotaçao.

      Eu trabalho na Espanha, mas sei que o Brasil já é o setimo mercado do mundo em Internet, com uma audiencia total de 46 milhoes de usuarios acima dos 15 anos (isso é mais do que a populaçao da Espanha inteira) e que no ano passado os usuarios brasileiro viram mais de 4,7 bilhoes de videos online. Isso nao é massa?

      Sem contar o chamado "second screen". Todo mundo que ta vendo TV hoje em dia esta com o lap top, o ipad ou o iphone nao mao. Isso é normal. Com a entrada das TVs conectadas no mercado o online vai estar cada vez mais massificado.

      Nós já lançamos campanhas em Tv´s conectadas diretamente dos nossos servidores, sem a necessidade de mandar a fita VHS pra emissora. Desculpa. Eu continuo achando que internet tambem é, e será cada vez mais massa.

      E acho que os planejadores, planificadores digitais, tem que pensar no target sim, nao nos publicitarios. Nao entendi porque voce diz que os planificadores tem que pensar nos publicitairios… sinceramente.

      um abraço.
      carolina

  • Eli

    É um viral, certeza. E eles querem provar exatamente que não podemos mais viver sem propaganda digital.

  • Wandson

    Entre inflamados e ofendidos, atingidos todos!

    KKKKKKKKK

    Achei muuuito legal a ideia deles. Se off ou on, pouco importa.

    Não entendo de publicidade, consumo apenas o que necessito e crio pouquíssimas necessidades pra mim, mas admiro muito, inclusive no mundo da publicidade, quando alguém sabe agradar, mesmo com aquilo que não se gosta (no caso do pessoal acima com a aversão toda).

    "aprovado antes do fim do ano, sempre fui vistar colegas nas provas finais/de recuperação da escola", acho que o pessoal da empresa faz o mesmo hoje KKKKKK

  • Fale mais de como o Google chegou aonde está? Etc.

  • Luis Felipe

    Bela ação!

    Pena que eles não tem nenhum case no mercado para realmente embasar a teste, enfim, não passa de uma ação a lá "kit imprensa".

  • Eu ja ouvi muito " não fazemos oq o cliente quer". Mas essa é nova.

  • Henrique
  • Pedro

    Cara de viral mesmo, até analytics colocaram no site hahaha conerteza vao ver que deu certo a jogada deles

  • Luizcs

    É uma campanha do IAB galera.
    POr isso, o nome faz referência ao dragão de "Komodo". Ou seja, algo ultrapassado.
    Conseguiram colocá-la na boca do povo.
    O pessoal da agência matou a charada rastreando o registro do domínio deles.
    Façam o mesmo e verão.

  • Sohosfatos

    Pra quem não lembra mais o que é, quando ele diz "bordão": http://pt.wikipedia.org/wiki/Bord%C3%A3o
    Fala sério, me lembra aqueles profissionais velhões que se reunem e ficam lembrando do "Past Up". O discurso é +- isso. Mas na pratica me parece mais medo de perder os honorarios de midia do que qualquer outra coisa. O manjado discurso de pensar na necessidade do cliente e usar a midia relevante não cola mais, todo mundo sabe que o que dá muito mais dinheiro pra agencia é anuncio de TV, revista e etc e por isso sua grande insistencia em forçar esses meios.

  • Kleber

    É estratégico, para criar discussão e mostrar a eficiência da idéia repercutindo na internet mesmo o start da discussão saindo de uma peça impressa.
    isso mostra realmente que temos que pensar tudo integrado e acabar com essa história de on e off agência boa e profissional bom é o cria campanhas criativa que encanta seu consumidor independente de ser o tiozão da sukita ou a Luisa do Canadá tem que ser bom para dar resultado.

  • repertoriobl0g
  • pedro fortuna

    Como eles aprovam um arte? Manda um fax?

  • andrews

    Muito, mas muito boa publicidade ONLINE…

  • Matheus

    Propaganda online não funciona de qualquer jeito, mas funciona.
    Ouvir de um cliente que não funciona já é terrível, agora de uma agência é demais.
    Não tem como dar credibilidade pra essa agência, não quero nunca trabalhar num lugar com uma mentalidade tão estreita e limitada sobre novas mídias e tecnologia.

  • Ari de Oliveira

    Amigos, temos que admitir que a jogada foi ótima. Pra quem não se ligou ainda isso é uma trollada do IAB. Quem quiser ver os detalhes vejam aqui: http://www.repertoriocriativo.com.br/2012/10/22/p
    Parabéns pro pessoal do Repertório Criativo.

    Agora fica a pergunta: Merigo, foi ou não foi post patrocinado? ;D

  • Henrique

    As pessoas esquecem que uma trollada se baseia numa mentira. Se é engraçada aí tudo bem. Mas assim não gera graça alguma. Ou seja a IAB é uma agencia de mentirosos, estão mostrando que estão aí com o objetivo de enganar as pessoas. Óbvio que o Merigo ganho uma bolada preta.
    Mas os inimigos pra mim são os que mentem, a publicidade pode ser feita com verdades!

  • HenriqueKieck

    A gente tá vivendo uma nova era. Onde é bonito mentir.
    A Iab acha que é legal mentir pras pessoas, o Merigo ganha uma boa grana e repassa a mentira.
    Estamos vendo direto empresas achando divertido contar uma mentira. Trollar não é isso,
    trollar é algo engraçado, mentir por click, mentir por acesso, é o que está criando
    sites de notícias com péssima qualidade (e quase tudo noticias falsas), e a mentira só aumenta.
    É uma nova era que estamos vivendo, a era do Marketing Mentiroso, e dos que vendem suas almas..
    Parece dramatico demais, mas pensem a respeito, essa nova era está sendo vista por tudo que é lugar! nem sempre percebemos.

  • HenriqueKieck

    Da pra comparar sites tmb. No poadcast, o Jovem Nerd comentou a luta deles por só oferecer coisas de alta qualidade pros seus usuarios. Aqui, qualquer dinheiro ja faz com que Merigo aceite enganar os leitores e que se dane sua credibilidade.

  • Vergonha alheia.

  • Jofre Pierre

    Na minha opinião é um viral! Kkkkk e bem bolado!!!! Kkkkkk

  • alfredo von sydow

    Não é tão difícil de entender. É que existe uma enorme diferença entre "dizer que não funciona" e "não saber como funciona".

  • vinicius

    Tipo, até o português tá errado no anúncio. Nem offline sabem fazer direito, nem a IAB.

  • Alexandre Pergher

    Na boa… ou vocês foram trolados ou receberam uma grana pra fazer este anúncio. Como assim 100% off-line se eles tem um link na internet onde se pode achar o contato deles. Se aquilo não é uma propaganda on-line eu deixo de trabalhar com internet hoje. Alguém ai sabe o que significa 100%? Abraço, continuo achando o B9 um site muito legal apesar desta bela piada.

  • o melhor viral que alguem pode ter feito!… fez offline pra virar online! fdp!

  • juliocesarprava

    Conseguiram o que queriam, estamos lendo sobre a empresa deles. Usaram uma espécie de psicologia reversa.

  • Hahahahahaha quanta ironia! Afinal, a agência enviou uma mala-direta a um BLOG com o intuito de "viralizar". Ops, era segredo essa parte?

  • Mariana

    É verdade que é um viral do IAB?

  • André Pellegrino

    Leia Meio e mensagem…: http://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/

    HÁÁÁÁ – PEGADINHA DO MALANDRO!

  • Nina

    O próprio "site" deles já é propaganda, passando o telefone de contato! QUE HOPOCRISIA!!!

  • Durva

    Me parece uma ação para provar que hoje é impossível ser somente offline. Ser for isso, acho que conseguiram o que queriam.

  • É um viral da IAB criado pela DM9, segue o link com a matéria: http://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/

  • stefano
  • Komodo é ação da DM9 para IAB http://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/

  • ton
  • danillo

    Drop dead IAB!! aeeuaheuae

  • e que p* é essa de viral? ahahahah
    http://www.facebook.com/AtomoVFX – Komodo propaganda.