Não Obstante #2 - Do imaginário ao trágico • B9

Não Obstante #2 – Do imaginário ao trágico

com Beccari, Daniel Portugal e Rogério de Almeida

por Anticast
Capa - Não Obstante #2 – Do imaginário ao trágico

Olá designófilos!

Finalmente retornamos com o segundo episódio do Não Obstante, contando mais uma vez com a impecável edição de Felipe Ayres.

Neste programa, conversamos novamente com o prof. Rogério de Almeida, da USP, desta vez explorando as relações entre os estudos do imaginário e a filosofia trágica. Falamos sobre os regimes diurno e noturno do imaginário, ligando-os a algumas formas possíveis de encarar nossos corpos e desejos e de pensar sobre a natureza e a civilização. Arriscando despertar a fúria dos ecofílicos de plantão, sugerimos que a Natureza não existe – isto é, não existe como distinta do humano; ela ou inclui o humano e tudo que dele provém, ou aparece apenas como uma categoria negativa: o outro da civilização. Nesse segundo sentido, ela só existe, portanto, como um Ideal, a mais nova versão do paraíso terrestre – é o que nos resta, já que, como se sabe, Deus está morto! Como todos os Ideais com I maiúsculo, porém, também este mais belo dos Ideais, a Natureza perfeita e intocada, é erigido subrepticiamente sobre o Nada – afinal, como diz Nietzsche, o homem prefere ainda querer o nada a nada querer… A filosofia trágica, por sua vez, propõe que olhemos de frente esse Nada e afirmemos a vida assim mesmo – é afirmando esse Nada, afinal, que podemos conquistar a liberdade mais radical e erigir, com um riso nos lábios, ideais que não têm I maiúsculo porque não buscam o Além.

Marcos Beccari e Daniel B. Portugal.

Comentários do episódio 01 – a filosofia morreu?

Para definir aos poucos um formato singular ao Não Obstante, decidimos não gravar — ao menos inicialmente — uma seção de leitura de comentários, para manter os programas com uma duração razoável, e, sobretudo, focar exclusivamente nas discussões filosóficas. No entanto, estamos lendo todos os comentários e nunca deixaremos de os ler! Para dar uma resposta, mesmo que geral, àqueles que nos dão um mais do que bem-vindo retorno, adicionaremos à descrição de cada programa uma breve resposta geral aos comentários do programa anterior.

Acerca do último programa, ficamos muito felizes com os feedbacks, em sua maioria bastante positivos. Recebemos até comentários em áudio de algumas pessoas que fizeram questão de registrar, logo após escutarem o podcast, a impressão que tiveram. Agradecemos e encorajamos a prática! De maneira geral, a maioria comentou que o papo começou truncado, mas em determinado momento desenrolou-se muito bem. Percebemos a mesma coisa e, nos próximos programas, tentaremos entrar logo na discussão principal, sem muitos rodeios introdutórios. Ademais, todos nos desejaram votos de sucesso e, de lá para cá, somamos mais de 4.400 downloads. Enfim, muito obrigado! Esperamos conseguir continuar com o projeto e, principalmente, cumprir com essa expectativa, maior do que prevíamos, proporcionada pelo primeiro programa.

Faça download do episódio aqui

>> 0h02min29seg Pauta Principal
>> 1h19min06seg Música de encerramento: “Leave word”, da banda Toe.

Links
Site Filosofia do Design
Site do prof. Rogério de Almeida

AntiCast #68 – O Imaginário (com Marcos Beccari, Ivan Mizanzuk e Rogério de Almeida)

Artigo “Considerações sobre as bases de uma filosofia trágica” (Rogério de Almeida)

iTunes
Ouça o Não Obstante através do feed do AntiCast no iTunes.
Assine no seu iTunes da seguinte forma: Vá no Itunes, na guia Avançado > Assinar Podcast e insira o nosso feed feed.anticast.com.br

Redes Sociais
Twitter: @anticastdesign e @filosofiadesign
Fanpage no Facebook: AntiCast e Filosofia do Design
E-mail: [email protected] e [email protected]

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link