Netflix dribla regras da FIFA – sugere assistir filmes na copa, na cozinha…

A piadinha aproveita o timing para propor um programa para quem não gosta de futebol

29.maio.2014

A FIFA tem diversas regras sobre o que pode e o que não pode dizer durante a Copa do Mundo, mas sempre tem um jeitinho.

Aproveitando uma brecha, o timing do evento futebolístico e a característica de mobilidade do seu produto, a Netflix fez um vídeo bem levinho e bem provocativo, meio ‘sexy sem ser vulgar’.

No trecho, um amigo declara para a sua turma que vai assistir Netflix na copa, ao que todo mundo estranha – afinal, dá para assistir na copa, na cozinha, na sala, no escritório, na varanda…

A piadinha é juvenil, mas consegue passar a mensagem perfeitamente – quem não quiser curtir os jogos do mundial pode aproveitar para ver filmes e seriados. Seja na copa ou na sala.

A advogada Flávia Penido explica que o termo copa não foi registrado no INPI como marca da FIFA, portanto o seu uso é livre. “A alegação que poderia ser dada é de que existe concorrência desleal por tentativa de desvio de clientela, mas o argumento fica bem enfraquecido porque o vídeo ficou muito bom”, comenta.

A criação é da VML.

netflix-na-copa

Comente

  • zaza

    Cara! mt f%da

  • Rafa

    #chupaFIFA

  • Tem um monte de videos dessa campanha e sao bem feitos tbem.

  • Eu ♥ Netflix

  • Brayan

    QUE COMECE O MIMIMI

  • Denis

    O Jovem Nerd também usa abertamente a palavra Copa para vender camiseta sobre futebol. Não falando qual copa que é (do Mundo, Libertadores, de árvore, da casa), tudo certo. Só ressalta que é daquela copa que todo mundo sabe qual é.

  • Leandro Lima

    Um grande CHUPA, fifa de merda…

  • Vai ter Netflix na COPA, SIM!

  • Cesar Reballo

    Sendo assim, podem usar natal 2014, já que Natal a que se refere a FIFA é a cidade de Natal e não a noite de Natal certo?

    • Luis

      Só se seu Natal, em 2014 for na Copa, ou à mesa do restaurante, talvez na sala do Ricardo Teixeira.

  • Fernando Henrique

    #chupaFIFA

  • Hahahaha Muito bom!
    Chupa, Fifa! :P

  • Anderson Viana

    #fuckfifa®

  • Colows

    Era uma piada? Devo ter esquecido de rir. Raciocínio raso pra atores tão bacanas.

    • André Feliciano Vascontim

      Não, não é uma piada. Você ao menos leu o artigo? A piadinha feita aí é secundária. A proposta mesmo foi uma crítica com um cultucão na FIFA.

      • Alex Serafim

        que por sinal foi muito bem feito.

    • marcos_nonato

      Na verdade era um trocadilho, pra reforçar para aqueles que não querem ver futebol que a Netflix é uma opção. Foi inteligente e divertido, como todo marketing deveria ser.

  • Os caras (FIFA), registraram a palavra “pagode”, mas deixaram “copa” de lado. hahahahaha Boa netflix!!!

  • Não estava lá

    CHUPA FIFAAAAA

  • Renan Seni

    Acabo de me levantar para aplaudir, Chupa Fifa !

  • Sensacional!!!

  • buenasdicas

    Seleção de filmes na copa. Com direito a samba.

  • Primeira propaganda prazerosa de assistir com o termo copa. Obrigado Netflix. #fifagohome

  • Henrique

    Sensacional!

  • Felipe Aristimuño

    O Brasil branco e rico que consome Netflix representado

    • marcos_nonato

      Não exagera pq Netflix custa R$19,90, ta longe de ser um produto exclusivo pra Classe A.

      • Tommy

        Iiiii lá vem a esquerdalha querendo trazer divisão entre as pessoas com seu discurso travestido de causa social… Comuna, faz um favor e parte pra Cuba vai…

        • Chora_o_bambu

          Iiii… lá vem os low upper class com discursinho pra agradar os apreciadores de heliPÓctero…

    • AlineS

      Branco e rico? Ah pronto. Vai começar a conversa de racismo e discriminação. Tava demorando…
      Netflix está em torno de 19,90. Quando eu comecei a assinar estava míseros R$16,90.
      Brasileiro é tudo aproveitador mesmo. Quer baixar tudo de graça e não pagar menos de R$20,00 para ter um catálogo enorme a sua disposição. Brasileiro medíocre, isso sim.

      • Felipe Aristimuño

        Quanto ganham as celebridades que aparecem nos filmes? Milhões, ouvi dizer… O que você “recebe” em forma de publicidade dissimulada, quando aquela atriz do “Sexo e a Cidade” abre o portátil com uma marca de maçã, ou quando um policial acende um cigarro com cara de mau… você paga sempre que consome as imagens, mesmo descarregando da Net ‘ilegalmente’.

        • AlineS

          Por quê? Você se deixa influenciar por merchandising em filmes?! Só porque essa tal de atriz em tal filme usa um computador tal, você vai querer comprar?! E por isso você acha que, “por tabela,” está pagando por esse produto só porque viu uns merchans no meio do filme?! OMG. Nem vou argumentar depois disso. Deixa eu voltar aqui pro meu Netflix porque tive que pausar pra ler esse seu mimimi.

          • Felipe Aristimuño

            Eu nao, mas existe uma teoria comportamentalista, chamada low involvement, de krugman, que afirma quanto mais repetir uma informacao, no caso uma marca, mais chance havera de essa passar de um nivel superfocial para um profundo na pervepcao do receptor. Muitos publicitarios acreditam nessa teoria e apostam que cada vez que a marca eh apresentada, identica, constroi identidade e, claro, mais vendas

          • Mitchel Matias

            ta, e o que é que tem?

    • Raul Aron Corsini

      Comentário mais patético que leio nos últimos anos. Parabéns pela inteligência.

    • Danilo Lima

      É isso aí felipe…..A nettflix é o ápice do imperialismo americano propagado pelo capitalismo podre, que transforma pessoas em escravas (já estou até vendo todos aqueles meninos chineses carregando transmissores de netflix ao estalar do chicote) de gente branca e rica que graças ao capitalismo opressor possuem notebooks e fazem comentários na intern….NÃO, PERA…

      só faltou o típico jargão esquerdista: “Eu odeio a classe média”.
      Agora sentá lá e toma sua coca cola, ou toddynho chapa :), antes que o cartãozinho de racionamento “à la Cuba” chegue junto com a copa, “para a copa, ou sala e quarto” escrito no verso.

    • Felipe Aristimuño

      Não sou esquerda nem direita…. apenas fico cansado de ver a publicidade sempre com o mesmo repertório de representações: homem branco de uma classe média artificial num país pardo e negro. Minha crítica é quanto ao clichê da comunicação, que acaba gerando um discurso oculto imbecilizante, limitador e pouco criativo.

      • De que Brasil você fala, amigo? Do Brasil daonde eu venho (sul), o número de negros é de menos de 5% de acordo com o IBGE. Você está dizendo que eu não sou brasileiro? Só é Brasil onde o número de negros e pardos é maioria (norte/nordeste)? Se o vídeo tivesse somente negros junto com um asiático não seria menos brasileiro. Pena que algumas pessoas tem uma visão tão restrita de Brasil assim. O seu discurso é imbecilizante e não oculto, e nada criativo.

        • Felipe Aristimuño

          Você não percebeu minha crítica. É quanto a representação de Brasil (no caso a caricatura feita pela publicidade), que não tem a ver com sul ou nordeste, mas com a identidade que muitos (incluindo eu) pensam ser multietnica e multicultural.

          • Vitor Gouveia

            ^ Sono

  • Victor

    Palmas pro Netflix!

  • Gustavo

    Pois é, faltou falar no comercial que as séries e filmes que eles oferecem são antigos e que dificilmente algum material novo aparece por lá…

    • marcos_nonato

      Já assisti filmes que chegaram lá junto com seu lançamento em DVD, fora que muita série que ta lá ainda é exibida. Pelo preço mensal (R$19,90) acho que compensa.

    • Thompson Stellet

      Lobo de Wall Street está disponível há algumas semanas já. Não acho que seja tão assim.

    • AlineS

      Esse povo que fala mal do Netflix nem mesmo conhece o programa! Tem séries e filmes novos! Tem séries de 2013 no catálogo! Tem filmes de 2014 no catálogo! Pesquisa antes de falar. Fica a dica.

  • FIFA lixo!

  • Bruno

    ve se poe filmes novos que prestao entao netflix!!! carai…rs

  • Angelo

    Excelente!!! Parabéns agência da NetFlix, MUITO BOA!

  • Priscila Guerrero

    SAGAZ.

  • maria jose de oliveira costa

    Eu vou assistir NETFLIX na copa! Kkkkkkkkk

  • Rodrigo Silva

    É isso ai Netflix ,Padrão Fifa.

  • Juliana Karasawa Souza

    Gente, não é bem que eles não registraram por descuido… eles não podem registrar a palavra “copa” justamente porque é uma palavra do vernáculo comum da língua portuguesa (Que é a sacada do Netflix).

  • Kerllin

    Chupa, FIFA! haha