Clicky

Osteoid, o gesso do futuro

Feito por uma impressora 3D, ele é leve, não cheira mal, ventila e pode ser lavado

30.maio.2014

Quando se diz que as impressoras 3D vão revolucionar o nosso futuro, estamos falando não só de montar pecinhas customizadas para o seu gadget, mas de conseguir reinventar como lidamos com processos muito básicos do cotidiano.

A proposta do Osteoid é uma delas. Ele foi criado pelo estudante turco Deniz Karasahin e incorpora a tecnologia de impressão 3D e tratamentos ultrassônicos em um dos procedimentos básicos da medicina: a imobilização para permitir que ossos quebrados possam cicatrizar, processo conhecido como ‘consolidação óssea’.

Olhando na figura, já dá para entender boa parte dos benefícios. Ao invés do uso do gesso, Deniz propõe a criação de uma carcaça de material  leve, resistente e lavável, que é impressa personalizada para cada paciente. Os furos nessa estrutura permitem a ventilação do membro que for imobilizado, e a resistência à água permite que o paciente tome banho quase que normalmente. Por ser leve, não é necessário o uso de tipoias, e acaba-se com coceiras e aquele cheirinho ruim de algumas semanas sem limpeza.

osteoid-5 osteoid-4

O estudante também encontrou no Osteoid a possibilidade de incorporar o uso da tecnologia ultrassônica, que ajuda na cicatrização óssea. Até agora, esse tipo de tratamento era muito difícil de ser realizado, pela dificuldade de passar pelo gesso – tradicionalmente usado para imobilizar fraturas – para que os sensores pudessem encostar na pele do paciente para realizar essa terapia vibratória. Com o Osteoid, é possível posicionar os sensores exatamente no local que precisa receber a vibração.  Com sessões diárias dessa terapia, Deniz informa que é possível reduzir em até 38% o tempo necessário para a cicatrização de uma fratura.

osteoid-3 osteoid-1

Com tanta vantagem, você nem vai sentir falta daquelas assinaturas no seu gesso quando quebrava a perna ou o braço.

Pela sua criatividade e inovação, o Osteoid de Deniz foi um dos vencedores do A Design Award 2013 – 2014, em uma merecida premiação para produtos impressos em 3D.

Comente