Clicky

ios8

iOS 8 aproveita funcionalidades do WhatsApp para app de mensagens

Novo iOS incorpora funcionalidades bacanas de outros aplicativos, melhorando a experiência nativa

2.jun.2014

Depois de ter apresentado o iCloud Drive, que funciona como uma versão do Dropbox da Apple, a segunda parte da conferência WWDC mostrou como a empresa tem aproveitado detalhes de usabilidade de outros aplicativos para melhorar os seus próprios na nova versão do seu sistema operacional mobile, o iOS 8.

Nos emails do iOS 8, por exemplo, uma função conhecida do app Mailbox foi implementada – basta deslizar o email para a esquerda para ver funções extras, como apagar a mensagem.

mailbox-apple-function

O aplicativo nativo de mensagens também recebeu melhorias, como o uso de pequenas gravações de voz e de troca de vídeos e fotos, fazendo dele uma pequena versão do WhatsApp, com direito a formação de grupos e compartilhamento de localização dos usuários.

messages-whatsapp voice-messages

A função QuickType também estreia com o intuito de ajudar a digitar com mais facilidade. O sistema aprende as palavras que você mais usa, além de reconhecer o contexto, oferecendo a possibilidade de responder a perguntas com apenas um toque na tela. Basicamente um SwiftKey.

quick-type quicktype-example quicktype-example2

Outra novidade do novo iOS 8 é ferramenta Family Sharing. Com ela, é possível ter lembretes compartilhados com os membros da sua família, em um paralelo digital dos recadinhos na geladeira. Para os pais que precisam controlar a compra de aplicativos dos pequenos, a Family Sharing faz com que eles precisem pedir permissão para baixar um app – a fatura do cartão de acaba de ficar mais segura!

family-sharing-reminders family-sharing

Além das melhorias ‘surrupiadas’ de outros apps de sucesso, a Apple também apresentou a possibilidade de incorporar extensões nos aparelhos móveis, o que permitirá personalizar, por exemplo, o teclado utilizado nos aparelhos. Finalmente será possível ter um teclado Swype não só em um app, mas em todo o sistema de um iPhone ou de um iPad. As extensões também poderão ser incluídas no Safari, trazendo funcionalidades que podem ser acessadas com poucos toques.

swype-keyboard swype-extensions-apple

No segmento da apresentação voltado para desenvolvedores, a grande estrela foi o lançamento do Swift, nova linguagem de programação da Apple com base em Objective-C, que promete ser mais fácil de codificar, mais veloz e mais eficiente.

swift

Os desenvolvedores também foram apresentados ao HomeKit, que oferecerá acesso seguro para que os aparelhos da Apple possam controlar objetos da casa, como trancas, luzes, câmeras, portas, termostatos, entre outros, em um processo de automação das residências.

homekit

No ramo dos aplicativos, também passarão a existir ‘pacotes’ de aplicativos na App Store, além de permitir que alguns deles possam ganhar um espacinho próprio no centro de notificações do aparelho, com um widget associado ao aplicativo.

app-bundles widgets-app

O iOS 8 já está disponível, em beta, para os desenvolvedores interessados em conhecer o sistema operacional. A versão final deverá ser liberada dentro de algumas semanas.

Comente