Clicky

hello-kitty-not-a-cat

Sua infância arruinada: Hello Kitty pode ou não ser uma gatinha

A responsável pela marca afirma que ela é uma personagem de quadrinho, uma menininha, mas não uma gata

28.ago.2014

Ao rever o material de uma exposição dedicada à Hello Kitty, que vai acontecer em Los Angeles no Museu Nacional Nipo-Americano, a Sanrio, responsável pelo personagem, fez questão de frisar: a Hello Kitty não é uma gatinha.

“Ela é um personagem dos quadrinhos. Ela é uma menininha, uma amiga, mas não um gato. Ela nunca apareceu apoiada nas quatro patas, ela anda e senta como uma criatura bípede. Ela tem, contudo, um gatinho de estimação, o Charmmy Kitty”, descreveu a antropóloga Christine Yano, em entrevista ao LA Times, sobre a correção feita pela Sanrio.

O pior? A Sanrio é coerente. Saca só o Charmmy Kitty andando apoiado nas quatro patas nesse vídeo:

Como se isso não fosse um choque o suficiente, a marca explica ainda que Hello Kitty tem toda uma história que quase ninguém conhece: ela é britânica, tem uma irmã gêmea, e o seu nome verdadeiro é Kitty White, filha de George e Mary White (nenhum deles envolvido com metanfetamina, só para avisar) e ela está presa no tempo como uma criancinha, ainda que neste ano ela complete 40 anos de vida.

A sensação de que fomos enganados por uma infância inteira acabou contaminando também a memória de outros personagens. O estardalhaço na internet foi tamanho, que começaram a surgir dúvidas sobre a origem de outros desenhos animados, a ponto do Snoopy se dispor a confirmar que ele era mesmo um cachorro (!)

snoopy-dog-twitter

Para quem possa ter dúvidas sobre o Keroppi, que também é da Sanrio, o The Verge também averiguou: ele continua (felizmente) sendo um sapinho.

keroppi-sanrio

 

Atualização em 29/08 às 10:14 – A Sanrio está de brincation com a nossa cara. Em resposta aos questionamentos do Kotaku, a Sanrio esclareceu que “a Hello Kitty foi inspirada em um gato, e que é um exagero dizer que ela não é uma gata. A Hello Kitty é uma personificação de um gato”. De repente, ficou ainda mais complicado. A Hello Kitty então não é um gato, mas uma personificação de um, e que tem um gato de estimação (!).

O Kotaku foi até mais longe na explicação, fazendo uma analogia com outros personagens: Mickey Mouse também é um rato e não é um rato ao mesmo tempo – ele difere de Jerry (do Tom&Jerry), já que pode andar, dirigir e até ter um cachorrinho de estimação (o Pluto).

Portanto, está aberto à interpretações. Decida aí você se você quer que a Hello Kitty seja ou não uma gatinha ;)

jerry-mickey-mouse

 

Assim, Mickey Mouse é um rato tanto quanto Hello Kitty é uma gata. Vale conferir o texto do Kotaku na íntegra.

Comente