Clicky

BRAINCAST

Braincast 129 – Teste de Bechdel e o papel feminino na ficção

Um debate sobre a disparidade entre personagens masculinas e femininas nos filmes, séries de TV, livros e games

7.out.2014

Criado em 1985 pela ilustradora e quadrinista Alison Bechdel, o teste, que leva seu nome, consiste em três perguntas que demonstram o papel feminino em uma obra de ficção. A intenção é analisar se as mulheres tem interesses e objetivos próprios, ou apenas orbitam em torno do mundo masculino.

No cinema, por exemplo, uma pesquisa feita pela New York Film Academy revelou que mais da metade dos filmes falha no teste. Em média, as mulheres têm apenas 30% dos papéis com falas nos 500 filmes mais vistos entre 2007 e 2013.

No Braincast 129, Carlos Merigo, Saulo Mileti, Juliana Wallauer e Cris Bartis debatem a disparidade entre personagens masculinas e femininas nos filmes, séries de TV, livros e games, analisando as mudanças de cenário e quais títulos falham ou passam com louvor no Teste de Bechdel. Confira também o site: bechdeltest.com

Faça o download ou dê o play abaixo:

> 02m25 Comentando os Comentários

> 31m00 Pauta principal
> 1h45m00 Qual É a Boa?

> Arte da capa: Zeca Bral

========

Workshop9: Design e Estética

Nosso curso de Design voltou! E ainda mais: chegou o Módulo 2, de Estética.

Apresentado para mais de 600 alunos, o curso de Design visita a história dessa ciência e abre discussão para uma real compreensão sobre cores, uso de tipografia, construções baseadas no sistema áureo, suas modulações, metodologias de trabalho e muito mais.

Já o módulo 2, curso de Estética, vai fundo no estudo filosófico e prático, analisando peças criativas (do design, publicidade e até mesmo cinema), para compreendermos essa fundamental lógica dos símbolos que nos cercam.

>> INSCREVA-SE!

========

Qual é a Boa? em vídeo!

========

Críticas, elogios, sugestões para [email protected] ou no facebook.com/brainstorm9.
Feed: feeds.feedburner.com/braincastmp3 / Adicione no iTunes

Quer ouvir no seu smartphone via stream? Baixe o app do Soundcloud.

Comente