shared-count-capa

SharedCount, uma ferramenta que mostra compartilhamentos de um link nas redes sociais

Quem sabe pode ajudar algum analista de mídias sociais por aí

19.jan.2015

Uma das coisas fantásticas da internet é que muitas vezes uma ferramenta que faça algo muito específico, e que talvez você esteja precisando nesse exato momento, provavelmente já existe, você que apenas não a conhece.

Foi exatamente isso que aconteceu comigo na semana passada, enquanto selecionava as mais lidas, mais curtidas e a dica dos editores, compiladinho que o B9 divulga aos sábados e domingos no Facebook, destacando o melhor da nossa programação durante a semana que terminou.

Antes, o processo era bem manual – sair conferindo as curtidas, o número de comentários, e tudo mais, depois criar um pequeno ranking, selecionar e publicar os destaques. E como costuma acontecer com tarefas recorrentes que me tomam tempo, eu tentei buscar por jeitos de automatizar, ou ao menos de acelerar o processo.

Já pensou se, de alguma forma, eu pudesse fazer uma lista dos links da semana que passou, receber uma lista com total de curtidas e comentários, e simplesmente organizar isso em uma planilha? Levaria MUITO menos tempo.

shared-count-planilha

Pois bem. Essa ferramenta existe. E a que eu encontrei que cumpre os requisitos chama-se SharedCount.

Trata-se, na verdade, de uma API que analisa URLs e monitora compartilhamentos, curtidas, tuitadas, pinnadas (no Pinterest), compartilhamentos no LinkedIn, entre outros, e mostra tudo em uma tabela. Dá para fazer a análise com um link isolado ou usando uma lista de links, em um modelo de “upload em massa”. Lindo, lindo, lindo.

shared-count-lista

Lógico que se você precisar usar isso com uma frequência muito elevada, tem o seu custo. Mas é uma frequência elevada MESMO – tipo, quando você estiver analisando mais do que 200 mil links diários. Ou seja, para quem precisa fazer uma análise de algumas dezenas ou centenas de posts por semana, ainda é grátis.

Eu sei que o site da SharedCount já existe há 4 anos, então se a sua intenção é correr nos comentários para postar “OLD”, pode poupar seus esforços. A ferramenta já existia, mas eu ainda não conhecia, talvez por não ter precisado dela antes (ou, o que é mais verdade, por não ter pesquisado por ela antes).

Portanto, para quem não conhece ainda, fica a dica. Pode salvar alguns preciosos minutos do seu expediente, que podem ser melhor investidos tomando um bom café ou caprichando em algum outro detalhe do seu relatório.

Comente

  • vinicius

    como funciona essa analise ?

    tipo, ele da os dados diários, semanais, mensais ?

  • Peterson Carvalho Fernandes

    OLD
    :)

  • Luis Henrique Sorroche

    Curti!