Dove incentiva meninas a amarem seus cachos

Filme tem criação da Ogilvy & Mather de Paris

21.jan.2015
Editor's Pick

Eu tenho uma confissão a fazer: eu invejo quem tem cabelo cacheado, especialmente quem assume o penteado black power. Do meu ponto de vista capilar, liso e escorrido, ir contra a moda do cabelo esticado com chapinha e escova é uma demonstração enorme de personalidade e estilo, que desperta minha admiração instantaneamente.

Daí chega a Dove com esse novo filme, Love Your Curls, dizendo que apenas 4 entre 10 garotinhas com cachinhos acham seus cabelos bonitos. E os depoimentos (sinto muito, sem legendas) são de cortar o coração, porque cada garotinha é mais linda que a outra.

Mas é claro que há uma solução: crianças aprendem a partir dos exemplos e referências que recebem dos adultos, daí a importância de que mães, familiares e amigos se mostrem felizes com o que têm.

O filme tem um apelo emocional forte e parece ter agradado – no ar desde ontem, foram mais de 2 milhões de views.

A criação é da Ogilvy & Mather de Paris.

dove

Comente

  • joana

    de cortar o <3

  • Ze Midja

    (fora o lance de vender shampoo para determinado tipo de cabelo)

    nao tenho ideia de quanto a imagem do cabelo afeta a auto estima das mulheres/meninas.

    faltam mais referencias no mundo pop de gente com cabelo “nao liso” pra essa galera.

    No brasil com a mistura, se vê menos. Mas experimente passar 6 meses em algum pais europeu (ou até mesmo na argentina onde eles se acham europeus) como eles olham estranho pro seu cabelo (sem falar no tom de pele)

    só nao sei se convém a industria da moda pluralizar as referencias de mulher

    • Antonio Marcelino

      Acho mais que justo que vendam xampu pra cabelos crespos. Não só eu acho ótimo porque o meu cabelo é crespo (e não cacheado) como também olha só: sempre se vendeu xampu para um “determinado tipo de cabelo” – o liso – como se esse fosse o padrão. Só que não tem padrão. Ainda mais se você for pensar em Brasil, não existe padrão mesmo, e se existe com certeza não é o cabelo liso.

      • Marcos Costa

        Concordo, Antonio. Uma coisa que sempre achei bizarra é o xampu com rótulo “cabelos normais”. Como assim? Então, podemos dizer que os outros cabelos são, de alguma forma, cabelos anormais?

        • Débora

          Cabelos normais não tem nada a ver com a forma que ele tem, liso, crespo ou cacheado, mas sim a textura dele, seco, liso e oleoso. ;)

          • Marcos Costa

            Débora, talvez você não tenha apreendido o que eu queria explicitar nesse post, mas o que me incomoda é uma nomenclatura usada pela indústria (cabelos normais) de onde se depreende haver um padrão (standard) para cabelos. A coisa é bem sutil, mas sabemos que boa parte dos nossos preconceitos se devem ao fato de elegermos padrões, o que faz daqueles que não correspondam sejam considerados inferiores ou inadequados. Os cabelos tem diversas especificidades e os rótulos ajudam as pessoas encontrarem produtos adequados as suas necessidades. Tenho visto nas prateleiras produtos que contemplam os cabelos pela forma (cabelo liso, cacheados, ondulados, etc…), textura (secos, oleosos, etc…), pela condição (quimicamente tratados, tingidos, etc…), entre outros, e sabemos que esses rótulos pode ser insuficientes, uma vez que um cabelo pode ser cacheado e também seco ou cacheado, seco nas pontas e oleoso na raiz ou liso e seco e por aí vai. A indústria conhece bem essa realidade e acredito que tenta adequar seus produtos ao mercado consumidor. Haja vista as inúmeras pesquisas de mercados que realizam e os testes de laboratório. Agora, diante de todo esse universo múltiplo, questiono, por que um rótulo que designa “cabelos normais”? Note, mais uma vez, que a palavra normal quer tipificar um cabelo cujas características eu desconheço, mas remete a um padrão desejável e que contrasta com a enorme variedade capilar. Abraços.

          • Abigail

            Quando eu leio “cabelos normais” penso que é para o público do “não faço ideia, serve qualquer coisa”, ou seja, pra quem não liga muito. rsrsrs

          • Marcos Costa

            Abigail, que tal se o rótulo desse produto fosse “cuidados essenciais”? Ou algo que tivesse a ver com essa descrição que você me deu? Bjs.

  • mariana frança

    Meu cabelo é igual ao da menina da foto, e desde sempre tive que pastar para achar produtos que sejam para o meu tipo de cabelo. Se o próprio mercado não investe neste segmento, imagine a publicidade, as mídias em geral? Sofri muito preconceito quando era criança cheguei a alisar e há uns 6 anos assumi meus cachos e meu black power e fico feliz que de alguns anos pra cá muitas garotas que conheço assumiram o cabelo que tem.

    • Lily Ramos

      eu tb sofro em achar produtos para meu tipo cacheado de ser… e quando to usando uma linha de produtos do nada ela some de todos os mercados e não voltam e ai começa uma nova saga para encontrar outro que seja para meu cabelo… alem de serem o dobro de valor dos produtos de cabelo liso, mas eu nunca tive coragem de alisar, sempre achei absurdo essa ideia de mudar oq eu sou!!

    • Elaine

      Mariana, fez muito bem! Acho lindo e super-fashion o Black Power. Confesso que morro de inveja pois o meu cabelo é cacheado mas não dá para fazer este penteado. Buuuuaaaaa!

  • Glenda

    Chorei <3.
    Lembrei como era difícil na minha infância conviver bem com meu cabelo cacheado, já fiz de tudo pra ele ser liso e fui aprender com o tempo que meu cabelo era tudo que eu queria.

    • Elaine

      Eu tb. E agora ensino minha filha a gostar dos cachinhos dela. Parece estar funcionando.

  • suka vicmarich

    Eu incentivo em nossos salões as mamãe ajudarem suas crianças se amarem da forma que são. .tenho uma filha de cabelo liso e outra de cabelo afro enorme…a de cabelo afro aprendeu a se amar de tanto que a elogiamos e mostramos como a beleza é individual.
    compramos flores enormes e coloridas..cada dia uma cor.Amo cabelo afro, são lindos e como todo cabelo merece cuidados.

    • cleide silva

      tem muita gente que tem preconceitos com esses tipos de cabelos tenho tres filhas uma de 17 12 e uma de quatro mes mais tds ela tem cabelos crespos e acho que a bebe tbm vai ficar acho muito complicado de cuidar, nada da certo shampoo cremes e etc.. mais fazer o que cada um nasce com cabelo do jeito que Deus quer

      • Tainara Nassif

        Cleide, procura conhecer o método low/no poo. Ele é ótimo pra quem tem cabelo cacheado.

        Veja esse vídeo, tem uma comunidade no facebook também

  • Débora

    Só não consigo entender o fato de que, pelo menos na cidade onde eu moro (BH), a marca Dove não vende mais produtos para cabelos cacheados. Vemos produtos para cabelos lisos,tingidos, com química, mas não vendem mais “para cabelos cacheado”. E digo isso pq eu sempre usei os produtos da dove para os meus cachos, que deixa eles maravihosos, mas quando entrei em contato a Dove disse que não fabricava mais esses produtos e que era para eu olhar a linha para cabelos cacheados da tress emme, que para os meus cabelos, pelo menos, são péssimos, pois já havia testado!

    • Camila

      Tb não entendi. Já procurei no Brasil e na Europa e não encontro Dove para cabelos cacheados. É, grande apoio da Dove. Imagino que o video tenha sido feito para relançar o produto. Tomara! Mas encontrei o shampoo, o condicionador e o creme para pentear da boticário da linha “cuide-se bem” que são ótimos!!! Recomendo. Tenho achado o efeito muito melhor do que o dove para cabelos cacheados!

  • Priscila Machado

    Por favor, sou professora e gostaria de mostrar aos meus alunos, alguém que sabe inglês poderia fazer as legendas em português?

    • Juliana

      Priscila, você conseguiu alguém? Eu posso fazer pra vc se ainda estievr interessada.

      • Priscila Machado

        Juliana, muito obrigada por responder. Eu consegui uma amiga que traduziu, mas está tendo dificuldade em colocar no youtube. Estou aguardando. Mas de qqer forma agradeço. Se ela não tiver sucesso eu te falo, pode ser? Obrigada mesmo! Abçs!

        • Priscila sou blogueira quando conseguir se puder me envia o link do vídeo com a legenda gostaria de publicá-lo

          • Luh Souza

            Quero ver o video traduzido. Quando conseguirem, por favor posta pra gente.

    • Lalu Amaral

      Priscila, achei traduzido http://m.youtube.com/watch?v=2P_Q4lRzLMw

  • Eliane

    sempre curti os meus cachinhos !

  • Philippe Souza

    Porque sempre essa insistência em identificar como cacheados cabelos que são CRESPOS? Sempre uma ponta de silenciação.

    • Adrielle

      E eu me lembro de alguém brigar por eu não pentear meus cachos…. Bem, isso acaba com eles. Hj penteio com os dedos e amo cachos.

  • Ananda Teles

    Alguém tem esse vídeo legendado?

  • Elizangela

    oi? hein??? serio isso? ¬¬

  • Sara Cristina

    Fiquei super emocionada, muito lindoo!!! Não é fácil pra nós quando somos pequenas, mas depois que aceitação chega a auto estima vai à mil.

  • Rodrigo Paiva Palhares

    Pena pertencer a mesma empresa que prega padrões de beleza inalcançável. Entre outras contradições na própria dove. Mas todo ato de gostar de como você é, é bem vindo.

  • manteiga derretida

    Meus olhos ficam suados sempre q assisto esses comerciais da Dove.

  • Patricia Alvarez

    tenho cabelo cacheado e nunca gostei deles…. quando eu era adolescente eu odiava mesmo!! hoje em dia não me importo mais q sejam cacheados, mas continuo não gostando e sempre faço uma escova nele… fica menos pior! não porque o “padrão de beleza” seja cabelo liso, mas principalmente por 2 motivos: 1. meu cabelo é muito pouco (muito mesmo, de ver o couro cabeludo embaixo!) e muito fino, então ele não pesa… aí ele fica armado e cheio de falhas – você vê através do cabelo! 2. não sei se é pelo mesmo motivo dele ser muito fino e muito pouco, mas por mais q eu arrume, ele sempre fica com aparência de despenteado, como se eu tivesse acabado de acordar… derruba qualquer look! se meu cabelo fosse a metade do q são os cabelos do anúncio eu nunca alisaria…!!

  • Quase cai uma lagriminha aqui :’)

    EU AMO MEUS CACHOS S2

  • Sthefany estevão

    amo meus cachos não são iguais o da menina da foto mas no começo tive um pouco de dificuldade de assumir meu cabelo. não cheguei a passar nada pra deixar lisos mas, só andava com meu cabelo presso. mas agora so uso ele solto e minhas amigas que tem cabelo liso tem vontade de ter meu tipo de cabelo :)

  • Guest

    Olha,
    o texto está dizendo uma coisa e o filme mostra outra coisa. O fato
    delas estarem dando depoimento (infelizmente sem legenda e eu não
    entendi nada), dizendo que não gostam dos cachinhos, mas o filme
    incentiva a acharem maravilhosas com os cachos, sobretudo no final
    quando encontram adultos cacheados e crespos e riem, batem seus
    cabelos… Desta vez não entendi isso não, apesar de a Dove já ter
    cagado no pau várias vezes com suas publicidades.

  • Sinto falta do meu black :/