Clicky

google-mobile

Google pode se tornar uma operadora de telefonia ainda em 2015

Primeiro o Android, depois os aparelhos Nexus e, agora... serviços de telefonia (!)

22.jan.2015

Depois de criar o Android e de desenvolver os aparelhos Nexus, agora o Google quer fechar o círculo e oferecer também serviços de telefonia.

De acordo com uma reportagem do The Information, o Google estaria negociando com a Sprint e T-Mobile para poder, dentro da rede delas, vender e monitorar o uso de chamadas e de dados dos consumidores que preferirem deixar o Google cuidar de tudo.

Assim, o Google se tornaria, virtualmente, uma operadora de telefonia móvel – MVNO, na sigla em inglês – e a estreia estaria prevista ainda para este ano.

Quem acompanha o Google, contudo, não fica exatamente surpreso. A empresa já havia demonstrado anteriormente um grande interesse em controlar também a conectividade dos seus usuários, já que o fluxo de dados e a velocidade da rede interferem bastante nos seus negócios.

Em 2012, a empresa anunciou seus investimentos no desenvolvimento de uma internet super rápida para os moradores da cidade de Kansas, com o chamado Google Fiber, que desde então se expandiu também para as cidades de Austin, no Texas, e de Provo, em Utah. Se interessar em prover dados móveis apenas mostra o interesse do Google em fechar o ciclo e poder controlar, ou ao menos influenciar, todos os setores envolvidos no seu business.

Comente