Mulheres são maioria entre usuários de internet no Brasil • B9

Mulheres são maioria entre usuários de internet no Brasil

A festa da internet pode ser masculina, mas a navegação é majoritariamente feminina

por Jacqueline Lafloufa
Capa - Mulheres são maioria entre usuários de internet no Brasil

Recentemente eu recolhi dados da participação feminina na Campus Party Brasil e constatei o que já era possível verificar visualmente: a festa da internet brasileira sempre foi, e continua sendo majoritariamente masculina.

Daí surgem esses dados do IBOPE que contrastam com a CPBR – apesar de serem responsáveis por apenas 25% da presença na Campus Party, as mulheres respondem por 53% dos usuários de internet no país.

Segundo a pesquisa, 53% da população brasileira acessou a internet ao menos uma vez por mês nos últimos três meses. Na quebra por classificação econômica, as classes B e C são as mais representativas entre os internautas.

ibope-classes

O IBOPE também destaca que as classes D e E, que representam 21% da população, possuem apenas 10% de internautas. Parece pouco, mas significa que uma em cada 5 pessoas dessas classes sociais acessa a internet.

Não é nenhuma surpresa o índice de acesso a internet por regiões: o sudeste concentra 49% dos internautas, seguido pelo Nordeste (22%), Sul (14%), Centro-Oeste (8%) e Norte (7%).

Na divisão por faixas etárias, o público entre 35 e 54 anos é o que mais acessa a web, representando 34% de todos os acessos feitos no Brasil. E a gente achando que a internet era dos adolescentes, né? Eles representam apenas 28% dos internautas brazucas, aparecendo logo depois do público jovem adulto, entre 25 e 34 anos (que representam 32% dos acessos). Os mais velhos, com idade acima de 55 anos, representam uma pequena parcela dos internautas brasileiros, somando apenas 7%.

No quesito educação, os internautas brasileiros tem rendimento melhor que a média nacional, com grande número de pessoas que concluíram o ensino médio e superior. É importante, contudo, ressaltar que o acesso à web também parece condicionado à formação. Quando é levada em conta a penetração da web, 90% dos que concluíram ensino superior conseguem acesso à internet, taxa que cai para 71% entre os que terminaram o ensino médio e 24% para quem tem apenas ensino fundamental.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link