Underdogs. Imagem: Estúdio 1456

Documentário quer relatar as dificuldades e alegrias de quem pratica futebol americano no Brasil

“Sonho Americano”

por Raquel Moritz

O futebol americano, esporte mais popular dos Estados Unidos, sempre esteve em pauta no cinema norte-americano, em filmes como “Jerry Maguire”, “Um Sonho Possível” e até na comédia dramática de Adam Sandler, “O Rei da Água”. Isso se dá não apenas pela emoção do esporte em si, mas pelos valores que ele incita, como força de vontade, disciplina, trabalho em equipe e superação.

É muito impressionante pensar que hoje em dia existem tantas equipes de futebol americano no Brasil, ainda mais se você levar em conta que é um esporte que sofre muito preconceito pela “violência”, e que os equipamentos custam muito dinheiro. O que esses caras fazem é quase um milagre.” – Pedro Soares

time underdogs, futebol americano, documentario sonho americano

Nos últimos anos, o esporte ganhou muitos fãs brasileiros por conta da técnica e estratégia necessária para vencer a partida. Embora ainda não seja tão estimulado no Brasil, o número de pessoas que praticam e acompanham o futebol americano cresce a cada ano. No entanto, o apoio é inversamente proporcional.

Pensando nisso, os diretores Pedro Soares e Vicky Salles começaram a acompanhar a rotina de um time paulista de futebol americano através do contato com um dos seus atletas e viram como os jogadores precisavam se desdobrar – emocional e financeiramente – para conseguir praticar o esporte no Brasil. A compra de equipamentos importados, a organização dos campeonatos, a confecção dos próprios uniformes e até mesmo o arranjo do campo – tudo é feito pelos próprios atletas, um reflexo da falta de apoio ao esporte que é realidade brasileira.

A dupla resolveu contar essa história através dos olhos dos jogadores em um documentário que está usando a temporada 2015 do time Underdogs como pano de fundo. A ideia é mostrar o dia a dia dos jogadores que praticam o esporte e lutam pela profissionalização do futebol americano no Brasil, além de debater a importância dele para os garotos, e a extensão dessa paixão.

Produzido por amor e respeito ao esporte, os idealizadores abriram o projeto no Catarse para receber doações espontâneas com o intuito de financiar o acompanhamento dos jogadores, transporte e alimentação da equipe envolvida no documentário, além da edição e finalização do filme com a melhor qualidade possível e apoio da Procuradoria de Filmes.

O documentário é uma homenagem aos meninos que se dedicam tanto a um esporte amador e vai promover a consciência de que o futebol americano existe e é forte no Brasil. Acho que é uma questão de tempo para o público que gosta de NFL começar a torcer também pelos nossos times.” – Vicky Salles

“Sonho Americano”” já está sendo gravado, e vai acompanhar dois campeonatos: a Super Copa São Paulo (que inicia em março) e a Taça 9 de Julho (no final do ano). A equipe envolvida no projeto planeja fazer a primeira exibição do documentário no primeiro semestre de 2016.

Quem quiser saber mais sobre o projeto, pode acompanhar a página do facebook e também ajudar a financiar o documentário na página do Catarse (www.catarse.me/pt/sonhoamericano). Eu já fiz a minha parte. :)

Compartilhe: