Clicky

Choosic, um Tinder para descobrir músicas

Aplicativo baseia recomendações musicais no modelo ‘swipe right/swipe left’

30.mar.2015

Tinder introduziu um novo padrão de navegabilidade que ecoou para muitos outros gêneros além dos aplicativos de namoro, tais como Treatings, que ajuda na busca por conselhos sobre carreira e negócios.

Dessa vez, o modelo swipe right/swipe left – de arrastar para a direita o que curtiu e para a esquerda o que não curtiu – é usado pelo aplicativo Choosic para descobrir e explorar músicas.

O primeiro passo é se logar com o Facebook. Não há outra opção de login, o que acaba excluindo alguns usuários que não estão na rede ou não ficam confortáveis com logins sociais. Em seguida, você determina os gêneros musicais de seu interesse. A partir daí, o aplicativo vai tocar uma música streaming por vez. Você tem a opção de arrastar para a direita se gostar. Em casa negativo, é só arrastar para a esquerda que uma nova música começa a tocar.

choosicapp-1

Todas as suas músicas favoritadas ficam disponíveis em uma playlist para você ouvir quando quiser. Porém, Choosic não funciona offline e também não permite personalizar nada ou criar novas playlists.

O banco de dados da startup foi construído com base em uma lista de 600 curadores e blogs sobre música – similar ao sistema do HypeMachine – e com streaming via SoundCloud.

Quanto mais você usá-lo, mais inteligente o app fica, em função dos dados que colher sobre seus gostos. No fim, estas informações sobre interesses e comportamentos podem ser bastante valiosos para a indústria da música, algo que o Last.fm já experimentava.

choosic-dst1

Respondendo aos feedbacks do público via Product Hunt, os criadores do aplicativo comunicaram que já estão trabalhando em algumas melhorias e novos recursos. Entre estas novidades estão: uma versão para Android, a possibilidade de fazer login com outras redes sociais ou email, receber recomendações dos amigos e criar playlists que possam ser compartilhadas e exportadas para outros programas como iTunes e Spotify.

Aliás, o retorno do público tem sido bastante positivo, principalmente por unir uma navegabilidade viciante a um serviço gratuito de streaming de música. No meu caso, as músicas que escutei e outras que descobri fizeram minha experiência ser ainda mais satisfatória, principalmente pelo foco em novos artistas.

Essa primeira versão do app pode ser simples e com banco de dados pequeno comparado aos grandes do streaming de música. Mas não deixa de ser uma experiência divertida, para se perder um tempo uma vez aqui, outra ali.

Choosic está disponível de graça para iPhone.

Comente