Clicky

Recbits ajuda a pegar depoimentos em vídeo de forma fácil

Seu entrevistado pode participar com poucos cliques para ativar câmera e microfone

30.abr.2015

Criar um conteúdo engajador muitas vezes passa também por uma entrevista com inventores, produtores ou criadores. Saber como foram os bastidores, buscar informações extras ou até pedir uma opinião podem enriquecer muito um texto, mas nem sempre esse processo é fácil.

Para ajudar jornalistas e produtores de conteúdo que precisam de depoimentos – em especial em vídeo – a FullSquad lançou o Recbits, uma plataforma que ajuda a obter essas participações de um jeito bem simples.

Quem precisa fazer a entrevista pode acessar a plataforma, se cadastrar e criar uma série de perguntas (ou uma pergunta só) e estipular um tempo máximo para a resposta. Depois, é só encaminhar o link para os seus entrevistados e aguardar que eles postem as respostas.

O convidado a responder as perguntas precisa apenas alguns poucos cliques para ativar câmera e microfone e pronto, já pode sair gravando seu depoimento. Tudo acontece na nuvem, o que evita ter que fazer download ou upload de arquivos pesados, mas sempre oferecendo a opção de baixar o vídeo mais tarde, caso seja necessário fazer uma edição ou compilar os resultados em um vídeo só.

O Recbits está aberto em versão beta para o público, e fornece duas diferentes opções para as entrevistas: públicas, onde as respostas podem ser acessadas por qualquer pessoa que acessar aquela página; ou privada, onde apenas o entrevistador tem acesso aos vídeo-depoimentos.

Além de permitir uma interação assíncrona, já que entrevistador e entrevistado não precisam estar online ao mesmo tempo, o Recbits também facilita ao não dar trabalho para o entrevistado, que não precisa mais se preocupar com a gravação ou o upload do arquivo.

Eu já consegui imaginar diversas aplicações na confecção de conteúdo, mas os produtores do Recbits também destacam outras aplicações, como captação de depoimentos para campanhas e promoções; respostas a pesquisas, confirmação de compra e avaliação de produtos online; educação à distância; casting de atores e modelos; e até pré-entrevista para recrutamento e seleção de profissionais.

Aqui no B9, convidei alguns amigos e colegas de trabalho para responder quando foi o primeiro contato deles com a internet, qual o primeiro projeto digital que fizeram e se acreditam que a internet pode mudar o mundo (clichê, eu sei, mas a gente perguntou mesmo assim, porque perguntar não ofende). Abaixo você confere as respostas do braincaster Alexandre Maron.

Além do B9, quem também já tem usado a ferramenta é a TripTV, que utiliza o Recbits para fazer entrevistas para o site. “Temos usado o Recbits para gravar algumas entrevistas. Principalmente no formato enquete, porque com o aplicativo é possível conseguir o depoimento de pessoas que estão em lugares que não podemos chegar. É simples, fácil de usar e é uma forma de padronizar depoimentos feitos por diversas pessoas”, conta Joana Cooper, coordenadora da TripTV.

Entrevista para a TripTV via Recbits

Entrevista para a TripTV via Recbits

Comente