“Entre Abelhas” derrapa na comédia, mas encontra redenção em seu ato final • B9
Capa - “Entre Abelhas” derrapa na comédia, mas encontra redenção em seu ato final

“Entre Abelhas” derrapa na comédia, mas encontra redenção em seu ato final

Fábio Porchat e o diretor Ian SBF acertam no enfoque dramático à medida que se distanciam do Porta dos Fundos

por Virgílio Souza

⚠ AVISO: Contém spoilers menores

Durante boa parte da projeção de “Entre Abelhas”, é difícil não associar o filme ao trabalho de integrantes de seu elenco e equipe – incluindo o protagonista, Fábio Porchat, e o diretor-roteirista, Ian SBF – no canal de humor Porta dos Fundos. Isto ocorre por razões que variam desde a inserção de pequenos esquetes de comédia ao longo da trama até a evidente tentativa de distanciamento daquele universo muitíssimo bem explorado por eles na internet em direção ao drama, realizada aqui por meio de recursos narrativos nem sempre bem-sucedidos.

A sensação inicial é de que existe uma urgência em fugir da estética adotada pelo Porta dos Fundos no YouTube

Em termos visuais, o enfoque dramático surge de distintas formas. De modo a representar a solidão e a depressão de Bruno (Porchat), que, após se divorciar de Regina (Giovanna Lancellotti), gradualmente deixa de conseguir enxergar as pessoas ao seu redor, o longa se vale inicialmente de tons dessaturados e planos longos compostos apenas pelo personagem principal, sempre apático. Ainda, há o recurso a imagens de um Rio de Janeiro vazio e impessoal e a utilização de espelhos e reflexos, como se o rapaz só enxergasse a própria figura – o que, em termos menos literais, se justifica, visto que ele se cobra constantemente pelo fim do casamento e se isola, em certa medida, na busca por uma solução.

A sensação inicial é de que existe uma urgência em fugir da estética adotada pelo grupo no YouTube e na televisão, o que explica a aposta nessa sobriedade. No entanto, a estratégia não convence plenamente, uma vez que os tais esquetes insistem em surgir a cada cinco minutos, com maior ou menor eficácia, e que Porchat ainda carrega o mesmo ar histriônico dos vídeos publicados pelo canal – traço que felizmente se dissipa no desenrolar da trama.

O diretor Ian SBF, no canto direito

O diretor Ian SBF, no canto direito

Entre Abelhas

Se há certa irregularidade na construção do protagonista, apesar da demonstração de habilidade do ator em se resguardar e manter o tom de seriedade, o problema é ainda maior no que diz respeito à maioria dos coadjuvantes. Davi (Marcos Veras), o melhor amigo, se resume a uma série interminável e constrangedora de piadas e comentários machistas e misóginos, e sua subtrama particular – ele acredita ter engravidado uma mulher em uma relação extra-conjugal – em nada acrescenta.

Em menor grau, Nildo (Luis Lobianco) até tem alguns bons momentos, sobretudo por seu caráter prestativo fazer contraponto ao egoísmo de Bruno, mas o ganho de importância em sua participação dá a impressão de um esquete que se prolonga mais do que o necessário e acaba perdendo a graça. O psiquiatra vivido por Marcelo Valle é outro de potencial desperdiçado, pois não oferece maiores acessos além do que o próprio paciente já havia dito ou demonstrado.

Por outro lado, Irene Ravache, no papel de mãe do personagem principal, sabe dosar a preocupação pela condição do filho e seu humor descontraído e quase involuntário, e é a única personagem, além de Bruno, que não parece ser apenas um artifício para prolongar a duração do longa acrescentando diferentes elementos – somente a base da trama seria o suficiente para um curta bastante promissor, algo que talvez indique a dificuldade encarada pelos roteiristas (Ian SBF e também Porchat) ao explorar um formato para eles até então inédito.

Entre Abelhas

No fim, o longa deixa de lado a comédia e não se rende por completo às mesmas saídas fáceis adotadas durante a introdução

De forma positiva, o estabelecimento da premissa e o isolamento do protagonista levam o filme a se desprender dos personagens secundários e voltar seu olhar para o rapaz, com os retornos pontuais da ex-esposa e as intervenções acertadas da mãe, inclusive quando não estão em cena. Assim, é possível mapear com maior atenção a situação de Bruno através do inteligente (ainda que curto) uso do silêncio, do vazio da cidade e das montagens que registram o agravamento de sua condição e o insucesso de sua busca por soluções.

É consequência disso o aspecto mais interessante de “Entre Abelhas”, marca fundamental de seu ato final: há uma espécie de redenção, mas que funciona quase como um suspiro. No limite, o longa deixa de lado a comédia e não se rende por completo às mesmas saídas fáceis adotadas durante a introdução ou a uma explicação decisiva que poderia parecer tentadora pela própria natureza da trama, mas que desviaria essa construtiva guinada dramática apenas para oferecer um desfecho definitivo.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

Cometários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.