Data For The People: Criando arte a partir de informação • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Data For The People: Criando arte a partir de informação

Jer Thorp explica como data visualization pode revelar novos caminhos e gerar ideias

por Juliana Vilhena Nascimento / Managing Director da FCB/Six

Aconteceu ontem em São Paulo a segunda edição do kes.do. Misto de palestra e discussão, eles trouxeram o Jer Thorp – um data artist – pra falar pra gente sobre “Data Visualization”.

Sim, você não ouviu errado. Ele faz arte a partir de informação. Aí você vai perguntar: arte a partir de dados? Isso existe? Pra que?

Ele diz que o propósito dele é humanizar a informação. Modelar, manipular, sonificar (sim, Thorp transforma dados em sons), compartilhar informação nos ajuda a ir além dos usos tradicionais de dados: confirmar hipóteses e/ou filtrar e exibir informação.

Jer Thorp

Jer Thorp

A intersecção entre arte, tecnologia e design nos capacita a transformar informação em benefício para as pessoas e a humanidade

A disciplina praticada por ele usa “data visualization” pra nos revelar o que antes não víamos, explorar caminhos novos, fazer perguntas melhores e por consequência resolver problemas humanos (como por exemplo predizer epidemias de doenças a partir da modelagem da geolocalização de tweets).

Dois dos projetos dele (aparentemente, ainda não monetizados) me chamaram a atenção:

Floodwatch.o-c-r.org – uma extensão de browser que acumula toda a publicidade que você recebe online e te mostra isso numa tela. O interessante eh ver quanto de você os anunciantes sabem – ou pensam que sabem.

Openpaths.cc – uma plataforma/app desenvolvida em parceria com o New York Times que captura seus dados de geolocalização e os armazena de forma segura pra você (em tempos de “grande irmão”, muito útil). E que te permite “doar” estes dados para diversas iniciativas de pesquisa, também.

O mais legal do que ele faz é que, além de toda esta utilidade, também é uma arte: os modelos apresentados por ele hoje – e por muito tempo publicados na Wired, onde ele trabalhou antes de abrir seu próprio negócio, são lindos de ver, interessantes de ouvir, intuitivos de manipular – a ponto de irem parar no MOMA, por exemplo.

Esta intersecção entre arte, tecnologia e design, na opinião dele, o capacita a fazer informação que antes beneficiava apenas as empresas (gerando lucro) passar a beneficiar as pessoas e a humanidade.

Será que “data for the people” é o novo “power to the people”?

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro