Amazon: boa para comprar, ruim de trabalhar • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Amazon: boa para comprar, ruim de trabalhar

Artigo no NYT descreve a cultura exigente nos escritórios da Amazon

por Rafael Silva

Em uma reportagem publicada no The New York Times na semana passada, empregados da Amazon descrevem como é o trabalho dentro dos escritórios da sede da empresa, localizados em Seattle, nos EUA. E embora você possa achar que uma companhia do tamanho da Amazon tenha um ambiente de trabalho amigável e propenso ao crescimento e bom desenvolvimento dos seus empregados, o que eles descreveram na reportagem do jornal não poderia ser mais divergente desse cenário.

Na reportagem, que entrevistou mais de 100 atuais e ex empregados da Amazon em setores como RH, vendas, marketing e engenharia, a Amazon é retratada quase como uma tirana que exige dos funcionários padrões “exageradamente altos”. Eles relatam até que existe um sistema de competições internas que organiza funcionários em um ranking – aqueles com piores performances são sumariamente demitidos.

Alguns deles conseguem viver seguindo este esquema – até com certo sucesso, dizendo que os padrões da Amazon “os fizeram ultrapassar os limites que achavam que tinham”. Outros dizem que ficaram viciados neste padrão exigente, citando a Amazon como “o melhor lugar que eu odiei trabalhar”. Ao mesmo tempo, há quem diga que a Amazon é “onde pessoas vencedoras vão para se sentirem ruins sobre elas mesmas” e que certos gerentes continuam a demandar de um funcionário mesmo que ele tire dias de folga não-remunerados para cuidar de um parente próximo adoecido.

escritorio-amazon-seattle

Escritório da Amazon em Seattle (Crédito: Amazon/YouTube)

Ao ser publicado, o artigo provocou uma onda de respostas, uma boa parte a favor da Amazon. O próprio departamento de RP da empresa apontou uma das respostas, a de Nick Ciubotariu, gerente de desenvolvimento de infraestrutura. Em um texto publicado no seu perfil do LinkedIn ele chama a reportagem de “descaradamente incorreta”, “tendenciosa” e “criada propositalmente para dados antigos” que não refletem a realidade atual.

Jeff Bezos, fundador e atual CEO da Amazon, não falou à imprensa sobre o artigo do NYT. No lugar, ele preferiu mandar um email à toda a empresa, com um link para a reportagem dizendo que “esta não é a Amazon que eu conheço” e que “qualquer pessoa trabalhando para a empresa descrita no artigo estaria louca de permanecer nela”.

Ainda assim, a reportagem parece bater bem com o que diz o site Glassdoor, que permite que funcionários relatem suas experiências dentro de uma empresa de forma anônima. Na página da Amazon, alguns dos empregados corroboram a existência do ranking e do tratamento exigente dos gerentes. E embora tais relatos sejam de 2013, alguns deste mês ainda também dizem que a Amazon demanda muito, deixa pouco tempo para a família e tem gerentes despreparados para os cargos que ocupam.

Esta não é a primeira vez que os padrões de trabalho da Amazon viram destaque na mídia. No ano passado a demanda exigente imposta aos seus funcionários de armazéns foi revelada e bastante criticada. E mesmo que esses relatos tenham aparecido no início de 2014, foi apenas no final do ano que eles começaram a mudar

– e por pressão do governo americano. Então não me surpreenderia que a mesma empresa tivesse um comportamento parecido com quem trabalha nos seus escritórios.

Ao que parece, a polêmica dos trabalhadores de armazéns poderia ter provocado alterações profundas no seu estilo de gerenciamento. Mas não é isso que acabou acontecendo.

LEIA MAIS SOBRE:
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro