facebook-notes-atualizado

Facebook quer seus textões no novo Facebook Notes

Redesign deixa o Notes com a cara do Medium

17.ago.2015

Sabe os textões que você lê no Facebook praticamente todo dia que acontece alguma coisa polêmica no mundo? O Facebook gosta. E quer que esses textos continuem aparecendo na plataforma, mas em outro lugar: o Facebook Notes. Esta pouco conhecida opção do site poderá ganhar um redesign considerável em breve, como notou o desenvolvedor Dave Winer. Ele reparou que esta nota no Facebook estava com um layout bastante diferente.

Parece familiar? Caso seja, você provavelmente já deve ter acessado o Medium, uma plataforma para textos que usa basicamente o mesmo layout: uma imagem enorme no topo, seguido do título, do autor e do texto em uma fonte um pouco maior do que estamos acostumados a ver em sites de notícias. O novo Facebook Notes também pode ser incorporado como se fosse um vídeo ou um tweet. Veja abaixo como ele fica.

Com o redesign do Facebook Notes, o Medium até pode perder uma parte do público, mas acredito que ele vai permanecer como uma plataforma mais voltada para textos longos e por vezes, anônimos, algo que não é possível quando uma nota está associada à sua conta do Facebook.

O LinkedIn, por outro lado, pode ser o que tem mais a perder, já que ele também tem uma ferramenta parecida e que está aberta para qualquer pessoa desde junho deste ano. Antes disso, só quem era considerado um “LinkedIn Influencer” podia publicar e talvez esse entrave tenha atrasado consideravelmente o avanço da plataforma.

Assim como as demais novidades do Facebook, apenas um grupo de pessoas pequeno está testando esse novo layout do Facebook Notes por enquanto. E não sabemos se este é o layout finalizado ou se poderá passar por mudanças antes de ser liberado para todos. O que podemos chutar com certeza é que o Medium não deve ter curtido muito.

Comente

  • Hugo Carlos

    Não conhecia nenhum dos serviços. Qual o objetivo deles? É um layout / ferramenta pra tentar ajudar os formadores de opinião?

    • O Medium é para você poder publicar textos seus mesmo, como se fosse seu blog, mas com o poder de ser descoberto e compartilhado se for muito bom. Lá você pode postar anonimamente também, o que é bom pra quem quiser falar alguma coisa que pode comprometer sua carreira ou algo do tipo (já vi muita gente falando coisas dos bastidores da Apple e do Google por exemplo). Já a plataforma do LinkedIn é só a versão deles do Facebook Notes. Tem seu nome e tudo.