Clicky

Na Suíça, canal de TV deixa câmeras de lado para usar pau de selfie e iPhone em reportagens

Talvez o uso mais nobre do pau de selfie até agora

28.set.2015

Quem precisa de câmeras avançadas, operadores treinados e uma leva de equipamentos complicados para fazer reportagens na rua? O canal de TV suíço Léman Bleu com certeza não precisa. Eles entregaram a todos os seus repórteres de campo um kit que contém um iPhone 6, um microfone e um famigerado pau de selfie, para que eles possam gravar (ou até mesmo transmitir ao vivo) reportagens na rua.

Segundo o diretor de notícias da estação, Laurent Keller, a iniciativa de dar os iPhones aos repórteres foi uma medida para (surpresa!) cortar custos nas transmissões. Os vídeos gravados pelos aparelhos, segundo ele, têm resolução bem similar ao que já se transmite na TV, então não há uma perda de qualidade significativa, basta uma edição de leve e tudo resolvido.

A primeira impressão que tive ao ler essa notícia é de que o repórter precisa ter um nível alto de destreza para comandar a gravação com o iPhone e ao mesmo tempo se concentrar no que está falando. Mas não parece nada que um pouco de prática não resolva. E por se tratar de um canal pequeno, que transmite de 3 a 4 horas de conteúdo por dia, eles podem testar novos formatos.

No passado, uma estação de TV americana na cidade de Charlotte, na Carolina do Norte, já testou fazer o mesmo com iPads. Mas eles encontraram tantos problemas técnicos que desistiram da ideia bem rápido.

Comente