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A flexível identidade visual baseada em cartões empilhados da Netflix

Metáfora visual busca traduzir a essência da empresa: catálogo infinito e em constante mudança, além de curadoria de conteúdo

por Carlos Merigo

Em um curto período de pouco mais de cinco anos, a Netflix passou de leva e traz DVD’s para ser tornar uma das maiores potências criativas do mundo. E uma lovebrand que se preze precisa ser reconhecida em todo lugar, ter visual e discurso facilmente identificáveis e globalmente conectados.

Desenvolver isso foi trabalho do estúdio Gretel, que junto com a equipe de marca da Netflix, apresentou um conceito intitulado The Stack. Trata-se de uma metáfora visual que busca traduzir a essência da empresa: catálogo infinito e em constante mudança, além de curadoria de conteúdo.

Dessa forma, como se fosse o empilhamento de cartões de papel, a identidade – apesar de simples – é de uma flexibilidade gigantesca. Funciona bem estática ou em movimento, outdoor ou no Keynote, online ou impressa.

Considere ainda que, com presença em mais de 60 países, a execução precisa ser fácil de usar. Vai passar pelas mãos e ser exibida pra muita gente, das mais variadas culturas e vivências. Tem que ter clareza pra quem for criar e adaptar, e também pra quem for ser impactado pela mensagem.

See What’s Next

Outra criação da Gretel é a primeira assinatura da Netflix, também para ser usada globalmente.

“See What’s Next” remete aos princípios da empresa. De ver, explorar o conteúdo e de inovação, além, é claro, do óbvio “próximo episídio”.

netflix1

É com essa solução básica e elegante que a Netflix pretende construir a voz da marca, que até então podia ser sinônimo do Frank Underwood ou da Piper falando. Se você parar pra pensar são apenas retângulos com diferentes recortes de imagem e a fonte Gotham, mas que se destacam pelo dinamismo e por representar como identidade visual a experiência do usuário.

Confira mais exemplos de aplicação abaixo, e confira também o estudo de caso no site do estúdio Gretel

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