Clicky

Adobe finalmente matou o Flash. Só falta você colaborar.

Flash Professional será renomeado para Adobe Animate CC em 2016

1.dez.2015
Adobe

Sofrendo uma morte lenta há anos, o Flash finalmente pode ter tido o seu último suspiro com as mudanças anunciadas ontem a noite pela Adobe.

A empresa quer incentivar que os criadores de conteúdo adotem – o mais rápido possível – os novos padrões da web, como o HTML5. Para tanto, o Flash Professional será renomeado para Adobe Animate CC a partir do ano que vem.

Sim, o Animate continua suportando o formato .SWF, mas a Adobe passa a valorizar a capacidade do software exportar animações em HTML5, WebGL e vídeo 4K. Segundo a empresa, mais de um terço de todo conteúdo criado no Flash Professional já é em HTML5, alcançando 1 bilhão de devices no mundo inteiro.

Com a mudança, o Adobe Animate CC se consolida como a solução para criação de interatividade, em linha com os padrões de publicidade do IAB, e como ferramenta de grandes estúdios de animação, como Nickelodeon.

No vídeo acima, Michael Chaize, Creative Cloud Evangelist da Adobe, conta as novidades que virão com o Animate CC.

É claro que o Flash ainda não morreu. Continua espalhado por aí pesando computadores, travando e trazendo ameaças de segurança. Um dia já foi padrão e nos trouxe muitas possibilidades na época da internet moleque. Mas em tecnologia não há tempo para nostalgia.

A Adobe já se mostrou pronta para nem chorar no velório. Agora só falta a colaboração de mais empresas, agências, estúdios e criativos para eliminar de vez o formato.

Comente