twitter-execs-thumb

Twitter volta atrás e vai permitir que site colete tweets deletados de políticos

Politwoops foi desativado em julho deste ano

31.dez.2015

Em julho deste ano o Twitter cancelou o acesso à API do site Politwoops, que tinha como objetivo coletar e exibir tweets excluídos de perfis de políticos de várias partes do mundo. O site era uma boa ferramenta de transparência, garantindo que os representantes eleitos cumprissem promessas feitas na época da eleição, por exemplo. Hoje, como por mágica, a decisão do Twitter foi revertida.

Segundo um post no blog oficial da Sunlight Foundation, responsável pelo Politwoops, a organização chegou a um acordo com o Twitter que vai permitir trazer o site de volta. Já no blog oficial do Twitter, a empresa cita apenas o acordo e dá três declarações de companhias envolvidas, sem deixar claro qualquer detalhe do que foi combinado.

A alegação do Twitter na época que o bloqueio da API foi feito, era de que o Politwoops violava os termos de uso do Twitter – afinal de contas, ele exibia tweets deletados de usuários. Os termos não foram mudados desde essa época, então o site pode não voltar completamente funcional. Mas pelo menos vai voltar – e com isso, políticos de todo o mundo vão ter que conferir tudo que postam com mais cuidado mais uma vez.

Comente