twitter-anuncio-enquete

Twitter quer incentivar conversas com marcas usando novo formato de anúncio

Anúncio 'conversacional' foi bem aceito pelas marcas que testaram

5.jan.2016

O Twitter começou a testar no final do mês passado um novo tipo de anúncio, que eles chamam de “Conversational”. No lugar de apenas promover um tweet, com esse novo formato a marca pode oferecer opções e provocar uma interação dos usuários. Apesar de já estar em testes, o anúncio foi oficialmente revelado apenas hoje num post do blog oficial do Twitter.

Quem já usa o Twitter há algum tempo provavelmente vai identificar a interface usada nos anúncios – é a mesma usada em enquetes, exceto que entre a pergunta e as opções, um vídeo é inserido. Ao escolher uma delas o usuário recebe a opção de postar um tweet pronto, com a opção que escolheu e um link estabelecido pelo anunciante. O tweet pode ser modificado antes e depois que é publicado, o usuário vê uma mensagem de agradecimento.

Duas marcas testaram os anúncios no ano passado, a Samsung Canada e o canal Lifetime, e ambas curtiram a ideia, segundo o Twitter. Mesmo mostrando capturas de tela apenas nos aplicativos, os anúncios de cada uma delas também podem ser visualizados na web. Confira aqui o anúncio da Samsung Canada e aqui o anúncio da Lifetime.

Como o Twitter precisa se manter com um valor decente de ações, é esperado que a rede social faça experimentos para ver o que funciona e o que pode trazer mais lucro para seus bolsos. Se esse esquema vai ter sucesso ou com outras marcas, é um caso de esperar para ver. Mas com certeza ela vai provocar mais conversas.

Até lá, deixo vocês com esse tweet bastante profético do perfil @fake_api, que tem como objetivo fazer graça das várias novidades e mudanças do Twitter.

Comente