Coração do Mundo

“O Coração do Mundo”: Histórias recentes do Oriente Médio

A segunda temporada do Projeto Humanos explorará os vários lados dos recentes conflitos

19.jan.2016

A segunda temporada do Projeto Humanos estreia em Março e buscará registrar diversas experiências vividas por brasileiros e refugiados dos recentes conflitos do Oriente Médio. Para a divulgação dela, lançamos um Episódio Zero, de 25 minutos, que mostra sua proposta.

O nome da segunda temporada foi inspirado num post de Facebook da MTV Syria, no qual apresentava uma imagem do país como um coração que irradiava para o resto do planeta.

Diferente da primeira temporada As Filhas da Guerra, que focou-se numa única história, O Coração do Mundo funcionará como uma trama de diversas narrativas, buscando montar uma linha do tempo que nos faça entender melhor a dimensão humana dos conflitos de vários lados.

Alguns dos personagens são:

Francesco Tessitore, brasileiro radicado nos EUA, parte dos US Marines desde 1993, que lutou nas guerras do Afeganistão e Iraque, além de ser interrogador de prisioneiros de guerra;

Klester Cavalcanti, jornalista e autor do livro “Dias de Inferno na Síria”, onde narra o episódio em que foi preso durante sua visita ao país em 2012;

André Fran, jornalista e apresentador do programa Que Mundo é Esse? (Globo News), que cobriu o dia-a-dia de pessoas do Curdistão Iraquiano;

Heiko Seibold, soldado alemão que encontra-se atualmente no Curdistão Iraquiano, lutando diariamente na linha de frente contra as forças do autointitulado Estado Islâmico.

Também serão apresentadas vidas de refugiados, brasileiros em missões humanitárias e testemunhas de eventos significativos nos últimos 15 anos.

A temporada também contará com vozes de especialistas em islamismo e Oriente Médio, entre eles a pesquisadora Francirosy Campos Barbosa (USP) e o pesquisador Paulo Hilu (UFF). Assim, os programas também buscarão explicar um pouco mais da complexidade e diversas vertentes da religião muçulmana.

A música tema utilizada foi cordialmente cedida pela banda síria Khebez Dawle e se chama “Bel Share’”, que significa “Na Rua”. É uma linda peça artística a favor da liberdade no país, e você pode conferir o vídeo e sua letra logo abaixo.

Na rua
Na rua hoje, eu encontro a mim mesmo
Cem cores
Agora eu posso expressar-me sobre mim e você
Eu posso escrever meu nome e o seu
Entre aqui e ali,
de uma vizinhança a outra.

E agora, simplesmente, podemos viver na rua. (x2)

Na rua hoje, minha voz e a sua podem ser ouvidas
de todo o lugar do mundo.
O tempo respira liberdade conosco
e o mundo permanece o que é,
mas nós somos aqueles que podem mudar.

E agora, simplesmente, podemos viver na rua. (x2)

Compartilhem a novidade nas redes sociais utilizando as hashtags #ProjetoHumanos e #OCoraçãoDoMundo.

Comente

  • Jabez Asafe

    Nem escutei, mas já sei que deve estar bom.
    Que março chegue logo.

  • Pedro de Moraes

    Madre de diós, onde o Ivan arranja esses personagens?

  • Jesus_the_first_jedi

    O Afeganistão também era um lugar diferente antes da intervenção americana no confronto com a URSS. Um professor universitário que viajou para lá em 1967 registrou como o país era antes da guerra e ascensão do fanatismo religioso.

    http://www.boredpanda.com/afghanistan-1960-bill-podlich-photography/

  • Peter Trento

    Gente, quando sai novos vídeos do “Qual é a boa”? to com abstinência das dicas! e de vocês é claro :)

    • Matheus Popst

      Qual é a boa é do Braincast. Eles provavelmente estão viajando o mundo e quando der tempo (março, sepá abril) eles voltam.

  • Albert Camus de Aquário

    CA-RA-LE-O

    Depois as inimiga fica com inveja e o Ivão não sabe porque…tá só subindo o nível do podcast brasileiro

  • Diego Ricca

    Muito bom o trabalho Ivan! A edição está primorosa e dá pra ver que está sendo feito com muito carinho e responsabilidade. Parabéns pelo trabalho!

  • fscoparo

    Muito bom.

  • Esse Heiko Seibold apareceu no documentário “Que mundo é esse?” da Globo News. Vendo o documentário não entendi o que um alemão, falando português, com um filho brasileiro tava fazendo no Curdistão Iraquiano aí eu pesquisei(no google) e achei isso, rsrs

    http://www.jusbrasil.com.br/topicos/55476120/heiko-helmut-emil-seibold

    http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/policia-federal-desmonta-quadrilha-especializada-em-contrabando-de-uranio/

  • Jun Ohashi

    Projeto Humanos : BBC
    O Resto : Rede TV!

  • Jun Ohashi

    O Projeto Humamos ficou tão acima do nível da Podosfera brasileira que tá dando v….

  • Rebeca da Gama

    Quando eu penso que a 1ª temporada já chegou chegando, a 2ª faz a mesma coisa!
    Ivan, eu fiquei imaginando o que poderia vir nessa segunda temporada, e você trouxe algo que eu nem imaginava e pelo que me interesso muito. Muito obrigada por trabalhar pelo Projeto Humanos! Já se tornou um dos meus podcasts favoritos :)

  • Keytyane Medeiros

    Parabéns pelo projeto, pela escolha das fontes e pela criatividade ao montar o storytelling! Muito bonito e muito consistente, ótimo trabalho!

  • Diego Camilo

    ivan, o messi dos podcasts!

  • zeeumesmo

    Olá. Lido frequentemente com famílias sírias devido ao trabalho voluntário que realizo com crianças refugiadas na ONG IKMR. Tenho milhões de relatos das crianças do Coro Infantil Coração Joli. Síria, Congo, Sudão, Zaatari… tantas histórias pra contar, ou seria melhor esquecer? Parabéns pelo belo trabalho de edição, temática, pelas entrevistas. Abraço.