nikon-concurso-photoshop

Nikon premia montagem de Photoshop como melhor foto em concurso e a internet não perdoou

Clique sortudo foi feito com lente 'Adobe Photoshop'

1.fev.2016

Algumas vezes a Nikon acerta bem nos concursos de fotos – como por exemplo no ano passado, na sua competição anual de fotos microscópicas, que resultou em uma galeria diversa e incrível. Mas na semana passada eles escorregaram bonito. Em um concurso na sua página do Facebook, a Nikon elegeu a foto acima como a vencedora, clicada pelo fotógrafo singaporeano Chay Yu Wei. Mas o que ninguém na Nikon sabia é que trata-se de uma montagem e não um clique extremamente sortudo, como é possível ver abaixo.

nikon-photoshop-prova

A internet descobriu e, claro, não perdoou a falha da Nikon por um instante sequer – nem a falha do fotógrafo, que disse “que teve sorte na hora do clique” ao responder uma das pessoas na foto, que também não tem nada de original – foi inspirada nessa outra, de outro fotógrafo. Logo depois que a foto foi escolhida e a fraude comprovada, diversas montagens começaram a aparecer na página do Facebook da empresa, como possíveis candidatos a concursos futuros. Veja abaixo algumas das melhores.

nikon-starwars
nikon-ogrito
nikon-godzilla
nikon-deathstart
nikon-up

Depois de ser desmascarado, Yu Wei pediu desculpas pela brincadeira em um post no seu perfil do Instagram, e a própria Nikon fez o mesmo em sua página, dizendo que iria alterar as regras do concurso. O prêmio do concurso, por sinal, era uma bolsa para câmera – que não será mais enviada a Yu Wei.

Comente

  • Gustavo Prista

    isso mostra o poder da internet de fazer herois e vilões (e inclusive inverter os papéis) em pouquíssimo tempo, em juntar pessoas desocupadas e em testar os limites de realidade e autoria.

    que coisa.

  • T. Rodrigues

    o que eu mais estranho é o fato de cada vez mais fotógrafos considerarem manipulação, edição e montagem fotografia e defenderem a pratica, sendo que nos concursos elas não são consideradas … to meio perdido

    • João Marcos Coelho

      Comobeu disse antes brother, uma coisa é você fazer uma pós produção, outra coisa é você tentar manipular realidade!

      • Bruno Caldeira

        E remover espinha de modelo não é manipular a realidade? E remover estrias, rugas, deixar mais magro? Para mim tudo isso é manipular a realidade!!!

        • João Marcos Coelho

          Brother! Uma espinha você pode espremer e também pode-se emagrecer, são coisas aceitáveis, porém se o rosto de alguém é cravejado de espinhas ou se a pessoa é obesa, pode ter certeza que terei o bom senso de perceber que isso faz parte daquela pessoa e não o mudarei. E se você está se referindo a uma fotografia publicitária, ok, pois há todo um apelo visual para simular algo afim de vender e aguçar o olhar do consumidor, tanto que o que é feito é uma arte, um layout que contém fotografia e outros elementos de design como vetores etc. Mas Bruno, isto é um concurso de fotografia, apenas fotografia. O cara pegou um porra de um avião e colocou ali.

          • Bruno Caldeira

            Eu concordo com você, não tem como uma fotografia dessa ganhar nada pois foi complemente alterada.
            Mas eu também acho que para participar de qualquer concurso, as fotos não deveriam ter manipulação alguma.

            E vamos combinar, o prêmio do concurso era uma bolsa? kkkkkk

    • Penso assim. Fotografia é o que vc capturou usando a luz. Qualquer coisa além disso é uma “composição artística”.

    • marciovjs

      A própria fotografia já foi considerada uma manipulação da realidade… Uma obra menor.

  • Pedro Ragazzi

    Interessante essa linha que separa a foto capturada e foto produzida, da foto pós-produzida. No final das contas, o que realmente importa é o Storytelling – não quantos megapixels ou quantos clickes foram feitos pra fazer uma imagem.

    • João Marcos Coelho

      Então Pedro, uma coisa é você fazer uma pós produção, outra coisa é você tentar manipular realidade!

    • Daniel Bender

      Não se pode incluir um elemento novo dessa forma. A edição é possível sim para realçar os elementos importantes. Exemplo, tirar mancha de espinha da pele do modelo. O que importa não é a espinha, mas o modelo.

  • Mariana Neri

    Não to conseguindo visualizar a imagem original do topo aqui.

    • Também não consigo visualizar aqui. Tenho sempre que ficar recarregando a página até a imagem/video do topo aparecer em qualquer post desse site. Corrijam isso aí galera!

      • Pedro Ribas

        Também não tô conseguindo. :/

    • Douglas Fischer

      Aqui tbm não!

    • Paulo Sena

      Aqui estava assim semana passada. Hoje voltou ao normal. Estava acontecendo tanto com imagens quanto vídeos.

      • Mariana Neri

        No meu tbm! Os videos ficam cortados pela barra de menu do site. Mas nesse caso, a imagem não aparece.

    • Foi mal pelo erro, pessoal. Já deve ter sido corrigido.

  • Egb

    Quem não quiser usar pós produção que fotografe com analógica! E nunca use flash (nem no escuro) porque a foto do breu pode ser a realidade que você procura!
    Acredito que poder editar uma imagem digital expande a fotografia como arte. Procurem fotografias surrealistas na internet e reparem que tal tipo de edição é pura arte.
    Mas concordo que cada concurso deve ter suas regras bem definidas e o cara foi mal caráter neste caso.

    • Hildegarde

      Ele não fez pós-produção….. fez foi a produção mesmo… como vc falou, o cara inventou uma falsa realidade na foto.

  • José Lenine

    As montagens valeram o dia.