capa-b9-s02e34

Pouco Pixel 34 – Classe, ordem, família, gênero, espécie

O reino dos videogames

15.fev.2016

Feliz ano novo! Começamos a segunda temporada do Pouco Pixel direto na aula de biologia: Adriano Brandão e Danilo Silvestre vestem perucas de Lineu e encaram o desafio de classificar jogos. “The Legend of Zelda” é action-RPG ou action-adventure? Corrida é esporte? O que diferencia um puzzle de um adventure é só a historinha? E, afinal, qual a ligação entre “Mike Tyson’s Punch-Out!!” e “Space Channel Five”?

Download | iTunes | Feed

00:03:16 – Classe, ordem, família, gênero, espécie
00:55:42 – Debate de bolso
01:15:44 – Cartinhas
01:24:01 – Extras do diretor

Os famosos links no post

Jogos mencionados: “Mike Tyson’s Punch-Out!!“, “Space Channel 5“, “The Incredible Machine“, “Double Dragon“, “Pelé’s Soccer“, “FIFA“, “Crash Team Racing“, “F-Zero“, “Final Fight“, “Leisure Suit Larry“, “Dragon’s Lair“, “The Legend of Zelda“, “Radiant Silvergun“, “Pokémon“, “Battletoads“, “Mega Man 3“, “Ninja Gaiden“, “Pac-Man“, “Sunset Riders“, “Red Alert“, “Tetris” e “Commandos“. E, claro, vale dar uma olhada no nosso blog para ver as classificações mencionadas no podcast.
O autobol (não carbol) do “Rocket League” existe! (Quer dizer, existiu numa certa tarde no Rio de Janeiro dos anos 60.)
Smash T.V.“, o sanguinolento programa de auditório que premia sobreviventes de um labirinto cheio de monstros com TVs e fornos de microondas.
A lendária resenha que o Angry Video Game Nerd fez do clássico “Plumbers Don’t Wear Ties“, do 3DO.
O futebol turno-a-turno dos Super Campeões!
O bizarro shoot’em up homoerótico japonês: “Cho Aniki“, do PlayStation
A cartíssima que recebemos do William Hitzs. Aliás, mandem cartinhas em PDF que a gente publica! (Assim como a Nintendo World publicou a carta de rompimento com a Nintendo do Danilo. Pois é.)

Groselhas

“Come-Come”, o clone de “Pac-Man” do Odyssey 2, se chamava no original “K.C. Munchkin!” e não “M.C. Munchkin” – o protagonista não é um rapper, afinal de contas.

O som do episódio

Muita estratégia para nossos ouvidos: “Civilization”, “Age of Empires” e “WarCraft 2”.

Mande cartinhas!

Aqui nos comentários, no nosso Twitter, no nosso Facebook ou por e-mail, direto no nosso site. Valeu!

Comente

  • MarcusVss

    A definição de RPG de vocês funciona muito bem pra jogos “pouco pixel” mas os jogos atuais borram muito essa linha. Se for considerar a ficha de personagem, o FIFA naquele modo em que você só controla um jogador (e imagino que o NBA 2k também funcione de forma parecida) é praticamente um action/RPG, ou seria um sport/RPG? Até GTA tem uma ficha de personagem bem escondida.

  • Jefferson

    Primeiro comentário mas já escuto o cast a um tempo, e queria falar sobre o primeiro que ouvi, o da segaaaaa! Esse quando vi que estava ali enquanto procurava alguma coisa no B9, e acreditem eu o ignorei durante 1 mês, achando que era mais um cast que só ficaria descendo a lenha na querida sega, no entanto a presença constante da cota Shenmue e Dreamcast em todos os cast, me fez ser fã além dos assuntos que saem do bolso para quebrar o gelo (somada as risadas do Adriano que são meio estranhas e legais) o cast é ótimo, tem alguns erros de informação as vezes como dizer que parasite eve (square) é da capcom varias vezes no mesmo cast, mas quem liga? Sucesso sempre!

  • Anthenor Júnior

    Não acho combate por turnos decisivo para determinar se um jogo é um RPG assim como disseram. Eu sou muito fã de jogos por turnos, como Civilization, XCom, só pra citar 2 famosos, porque se pedir tem uma lista enorme aqui! Eu gosto muito do nicho “TBS”, veja bem, o nome é TBS e nao TBRPG, haha…
    Tem muito jogo de simulaçao, tático e estrategico que usa combate por turnos.
    E não acredito que não citaram Fallout e Skyrim como exemplos modernos de actions RPG com pitadas de adventure, puzzle, etc, (se vcs citaram ignora essa parte haha)

    • MarcusVss

      Eles só falam de jogos de antes dos anos 2000

      • Anthenor Júnior

        Primeiro XCom é de 1994. Civ de 91. Só pra ficar com os 2 citados. Além dos outros 2: Fallout 1 de 1997 e The Elder Scrolls 1 de 1994. :D

        • MarcusVss

          No meu comentário eu me referia à Fallout e Skyrim, mas não pensei nos Fallouts antigos.

  • Henrique Vieira

    Aeeee!!! que bom que voltou :D

  • Patrícia

    Eu, vendo o Pouco Pixel de volta: https://www.youtube.com/watch?v=M2paPJoIvOs
    (hihihi)

  • Patrícia

    Gente?! http://redcarpetrampage.com/
    É maravilhoso, joguem! hahahahaha!