zing27_cover_b9

Zing! 27 – Especial – Nós Somos a Cultura POP: Pirula

Conversas profundas sobre assuntos aparentemente banais

16.fev.2016

Nesse episódio especial, uma conversa com Pirula, o paleontólogo que discute ciência, ceticismo, ateísmo direto de seu quarto e já conta com cerca de 400 mil assinantes em seu canal do Youtube.

Claro que, com seu jeito duro e sem concessões, conquistou também um monte de desafetos que discordam de seus pontos de vista sobre o mundo.

Pirula é um representante da idéia de que Nós Somos a Cultura POP, repetida várias vezes no Zing. Não é apresentador, nem ator. É um cientista que ligou a câmera e foi lá falar do assunto que ama. Nessa jornada, achou uma audiência disposta a ouvir o que ele tem a dizer.

Ouça e diga para nós o que você achou. Deixe seu comentário.

Zing! é um podcast que discute cultura pop a sério. São conversas profundas sobre assuntos aparentemente banais.

O programa da semana:


Download | iTunes | Feed

Música tema: www.bensound.com

========

Críticas, elogios, sugestões para [email protected] ou no facebook.com/zingpodcast.

Comente

  • Hess Grigorowitschs

    Maron, meus sinceros parabéns por esse programa!

    A começar pela escolha do entrevistado, que foi extremamente feliz, até o bate papo em si. Você conseguiu cobrir diversos assuntos interessantes e extraiu bastante de um convidado muito interessante, formando assim um programa incrível. Claro que esse tipo de programa não pode tornar-se totalmente corriqueiro, ou perdemos parte da essência do Zing!, mas essa espécie de episódio está totalmente aprovada. Ótima forma de retornar a mais essa temporada de Zing!

    Grande abraço

  • Adriano Marinho

    Finalmente voltou! Fiquei muito feliz pois tava morrendo de saudade, embora a Luciana não tenha participado do programa :/

    Gostei da entrevista e acho totalmente válido que vcs fujam do formato do programa de vez em quando.

    Quando o pirula falou sobre ser filho único eu lembrei dos meus pais, que resolveram ter outro filho quando eu ja tinha 15 anos. De repente minha vida mudou e ter acompanhado o crescimento dele foi tão essencial na minha vida que hoje não consigo imaginar minha vida sem meu irmão.

  • Patrícia

    Foi bem legal essa entrevista e extraiu bastante do Pirula com muita naturalidade e simplicidade. Foi legal ouvir ele falar de si, do que pensa, dos planos. Acho que o Maron tem um talento pra ser entrevistador!

  • Davi Jucimon Monteiro

    Baita saudades do Zing e pra completar o Maron traz um tal de Pirula (hehehe). 10/10 Adorei esse programa de entrevista.

  • Victor Borba

    Gostei bastante! É bom trazer pessoas relevantes do meio capazes de desmistificar o cenário Youtuber.

  • Matheus Popst

    Quem é esse tal de Pirula??

    O SciCast que tem um público muito menor e anda crescendo e com muito anúncio.

    O Pirula ainda vai virar um Neil deGrasse Tyson brasileiro.

    P.S: Escreve o mundo assombrado pelos demônios brasileiro.

  • Ariel Augusto Marcos

    Vamos fazer uma vaquinha e comprar um computador novo pro Pirula :P

  • Maron.

    Muito massa o programa, que surpresa boa a volta do Zing!

    Adoro o formato entrevista, e com convidados do nível do Pirula melhor ainda, gostei do enfoque mais pessoal do final da entrevista.

    Agora um feedback técnico, alguns detalhes que notei na edição desse episódio:

    – No começo ficou muito picotado (comendo inclusive sílabas de palavras) e depois parece que o editor cansou e deixou todas as gaguejadas e repetições. Acho até legal deixar “raw” como o Iradex faz, mas editar uma parte e a outra não ficou estranho.

    – O seu audio ficou um pouco dessincronizado com o do Pirula, em vários momentos você reage a coisas que ele esta ainda começando a falar.

    Eu sei que a maioria não vai notar, mas depois que comecei a editar meus podcasts não consigo mais não reparar nos detalhes da edição.

    Keep podcasting!

  • Fabio GeracaoOficial

    Sensacional o programa! :)

  • Wilian Cesar Dos Santos

    Maron, Excelente entrevista! queremos mais programas assim!

    abraços

  • Victor Mantovani

    O segredo do Pirulla está no conteúdo, como comentaram, estamos carentes de conteúdo relevante.

  • Fernando Vezzali

    Adorei esta edicao do Zing, ficou sensacional ! [ teclado sem acentuacao ;-/ ]

  • Daniel Fonseca

    Parabéns pela entrevista, normalmente eu não escuto o Zing! e caí aqui por causa do Pirulla.

  • Wylma Rocha

    Olá, Maron. Gostei do formato do programa, acho que caminha junto com a proposta do Zing. Particularmente, me identifico mais com o formato ”debate” dos programas com a Lu, onde destrincham um assunto ao máximo trazendo pontos de vistas diferentes, fazendo de fato os ouvintes conflitarem suas visões de mundo estabelecidas. Acho que é a característica mais reflexiva, inclusive, a que mais gosto no Zing, mas é só uma questão de identificação mesmo; sobre o Pirula, o conheço do canal no youtube mas não gosto tanto assim dos programas, justamente por notar a falta de cientificidade em alguns deles. Reconheço que ele faz pesquisa para se inteirar do que vai falar, mas algumas vezes me deparei com programas que diziam estar pautados em ciência quando não foi dado nenhuma referência do assunto, e isso me desagrada, principalmente em se tratando de assuntos envolvo em muito preconceito (programa sobre atração física, por exemplo). No geral, a experiência foi positiva. Feliz pelo retorno do Zing.

  • Maycon Fernando Silva Brito

    Excelente programa! Sou super fã do Pirula, o melhor vloger brasileiro.

  • Maycon Fernando Silva Brito

    Pirula, acredito que você sabe sim o motivo do sucesso em seu canal, mas caso realmente não saiba, na minha humilde opinião você faz sucesso por causa do conteúdo de boa qualidade. Conteúdo este que é raro, dado o sensacionalismo e a exploração de assuntos apelativos, tanto na tv quanto no youtube.

    Assim como o pessoal do SciCast, B9 e JovemNerd (Em parte), você contribui para a divulgação científica e para saciar a curiosidade de tantos jovens brasileiros sobre os mais diversos assuntos. Além de espirar e incutir aos pouquinhos o método científico em nossas cabeças duras.

  • Eduardo Felix

    Entrevista excelente!

  • Jorge AN

    É muito engraçado ver os “liberais” (ou aqueles que se dizem assim sem nem saber o que quer dizer liberalismo econômico) lambendo o saco daquele palhaço do Enéas Carneiro, um fascista na acepção do termo, que queria estatizar a General Motors. Essa nova geração de Bolsonaretes vai destruir o Brasil se não destruirmos esses caras antes. Depois de 16 anos dos canalhas do PT, o Brasil não aguentará este tipo de animais seguidores de astrólogos influenciando na política do país. PS: O Enéas era um médico tão bom que morreu de câncer e não sabia.

  • Fernando Bittencourt

    Na minha opinião insignificante, acho muito bacana esse novo formato do Zing com entrevistas porque o outro já estava ficando cansativo.
    Sobre o episódio, ainda não terminei de ouvir mas o Pirulla é o cara!!!

  • Rafael Brizola

    Excelente cast!

  • Daniel Conte

    Excelente programa, ou seja, atendendo as expectativas.

    Um ponto que chamou atenção é que mesmo com equipamentos defasados, a possibilidade de produzir um conteúdo bacana não é afetada.

    Escuto o Pirulla como podcast mesmo. Talvez o público aumentasse se o áudio fosse disponibilizado num feed.

    No aguardo de mais Zings!

    Ps: O Zing! é uma das melhores atualizações que recebo no meu feed.

  • Heitor Barros

    Maron, parabéns pelo podcast! Sou um ouvinte novo do Zing, mas já estou me mexendo para ouvir tudo que perdi durante esse tempo. Acho a ideia de trazer entrevistas com personalidades da internet (e da cultura pop em geral) bastante interessante para o programa. Acho até que esses programas com entrevistas podem até ser um pouco mais longos que os programas “comuns” para dar mais tempo do entrevistado de explicar melhor suas ideias e mostrar para os ouvintes seus projetos e suas influências. Sem falar que eu, particurlarmente, acho o estilo de entrevista “pingue-pongue” no podcast bem agradável de se ouvir. Mal posso esperar pelo próximo programa e pela próxima entrevista! Abraço!

  • Maron! Saudades de você :) Excelente programa com o Pirula. Adorei a entrevista. Definitivamente precisamos de mais pessoas como vocês produzindo conteúdo de qualidade. Não lembro se foi você ou o Cris que me apresentaram “O mundo assombrado por demônios” mas foi uma das melhores coisas que me apresentaram na minha adolescência. Veja bem, eu podia estar lendo Paulo Coelho até hoje! Ou até ter partido para drogas mais pesadas :p Serei eternamente grata ;) Beijos!