Vinicius & Tom completam coleção de moedas comemorativas dos Jogos Rio 2016

Mascotes visitam a Casa da Moeda para mostrar como são feitas

19.fev.2016

Desde 2014, o Banco Central e o Comitê Rio 2016 lançaram séries de moedas comemorativas aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Nesta sexta-feira, dia 19, sai o último pacote, com uma de ouro, quatro de prata e quatro de circulação comum.

Entre as de circulação comum, uma representa o Boxe e outra a Natação Paralímpica. Dois dos esportes em que o Brasil conquistou mais medalhas. As outras duas exibem os mascotes: Vinicius e Tom. Criados pelo estúdio Birdo, os dois estão inclusive em uma série animada do Cartoon Network.

O vídeo acima mostra um passeio de Vinicius e Tom pela Casa da Moeda, oferecendo uma visão rápida de como as moedas são desenhadas e produzidas.

Moedas Rio 2016

As moedas comemorativas dos Jogos Olímpicos modernos viraram tradição em 1951, em Helsinki, na Finlândia. Desde então, são lançadas em todas as edições como uma forma de aproxima o público do evento, ao mesmo tempo que vira um souvenir.

Moedas dos Jogos passados

Moedas dos Jogos passados

A coleção completa de Rio 2016 – contando seu último pacote lançado hoje – tem 36 moedas no total. A maioria delas – 20 – é para colecionadores. As outras 16 circulam de verdade, com cerca de 320 milhões de moedas rodando no mercado.

Cada moeda representa uma modalidade olímpica, incluindo versões de prata e de outro. são 4 de ouro, por exemplo, que tem valor simbólico de R$ 10 reais, mas que na verdade custam R$ 1.180. São vendidas diretamente pelo Banco Central.

Moedas Rio 2016

Comente