Novas playlists "Fresh Finds" do Spotify são definidas por 50 mil usuários do serviço • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Novas playlists “Fresh Finds” do Spotify são definidas por 50 mil usuários do serviço

Hipsters definem o que você vai ouvir

por Rafael Silva

Desde o ano passado o Spotify oferece aos seus usuários uma playlist pública chamada “Fresh Finds”, onde são incluídas novas músicas de novos artistas. Até essa semana essa playlist era feita automaticamente, assim como a Discovery Weekly (embora não seja personalizada). Nessa quarta o Spotify mudou de tática. A partir de agora 50 mil usuários do serviço serão os responsáveis por criar a playlist – e sem saber.

A revelação foi feita pelo Spotify ao site Quartz

. A partir dessa quarta-feira (2), as playlists “Fresh Finds” foram divididas em seis categorias e cada uma delas foi criada baseada em um algorítimo bastante esperto, que tem três pontos principais: uma pesquisa profunda na web para achar as músicas que são tendências, a escolha de 50 mil usuários do Spotify que estão ouvindo essas músicas e as músicas mais novas que eles estão ouvindo.

O gráfico abaixo, criado por Quartz, mostra bem como essa pesquisa acontece.

infografico-spotify

Segundo o Spotify, o algoritmo não funciona sozinho, ainda é necessário que funcionários da empresa organizem qual música vai em qual das playlists e em qual ordem. Fora isso, é um grande trabalho de Big Data aplicado à descoberta de novas músicas. A empresa também diz que os 50 mil usuários escolhidos por eles não sabem que foram escolhidos, já que não há nada de diferente na conta deles e eles não conseguem saber que estão sendo usados pelo Spotify. A empresa também não revela quem são.

LEIA MAIS SOBRE:
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro