John Oliver explica a briga da Apple contra o FBI envolvendo criptografia do iPhone

Em seu programa Last Week Tonight, Oliver mostra que o debate não é preto e branco

14.mar.2016

Todos os domingos o programa Last Week Tonight, apresentado por John Oliver na HBO, aborda um tema polêmico de uma maneira ao mesmo tempo informativa e engraçada. O tema do episódio de ontem é algo que está sendo bastante debatido e nem por isso está livre de um festival de argumentos errados: a briga da Apple contra o FBI.

No vídeo, que você pode assistir acima, Oliver fala em como a agência americana tenta obrigar a Apple a criar uma chave universal para abrir todos os iPhones – e explica a relutância da empresa em criar tal chave. Como essa chave pode (e provavelmente iria) cair nas mãos erradas, qualquer um poderá acessar os iPhones de qualquer pessoa sem a necessidade do código.

Oliver também cita aplicativos de terceiros que contam com criptografia e que não são sucetíveis às leis americanas, como o Telegram. Ele conclui dizendo que está do lado da Apple nesse caso e que até senadores americanos que eram contra a empresa acabaram sendo convencidos de que criar uma chave universal é uma péssima ideia.

O programa termina mostrando um excelente exemplo de anúncio bem cômico que a Apple pode usar para comunicar a importância da criptografia dos iPhones. Apesar de não ter legendas em português, o clipe vale a pena assistir.

Comente