Clicky

Hyperloop

SxSW 2016: Um trem que parece um foguete num tubo e vai mudar o mundo. Faz sentido.

Hyperloop, o aerotrem do Elon Musk

15.mar.2016
seção apresentada por
SxSW 2016

Tem um episódio sensacional dos Simpsons em que a cidade de Springfield ganha uma verba extra e aparece um maluco que convence o prefeito a torrar toda a grana num monotrilho, um trem que corre suspenso na cidade.

Em São Paulo, faz anos que um maluco chamado Levy Fidelix “tenta” se eleger no estado e no município prometendo construir o “aerotrem”. Que é basicamente a mesma coisa.

Acho que esse folclore que existe em torno do trem futurista que vai transformar o mundo e a forma como vivemos prejudica bastante a idéia do Hyperloop.



Ele corre dentro de um tubo de vácuo, mais ou menos como um acelerador de partículas. Por conta disso ele consegue ir bem rápido e fazer uma viagem de Los Angeles para San Francisco em 36 minutos (um trem normal leva 5 horas).

Pois bem. Dirk Ahlborn, CEO do Aerotrem Hyperloop passou meia hora explicando como ele vai mudar o mundo: É rápido, é sustentável, é moderno. Pessoas vão poder viver mais distantes das cidades, ocupando espaços vazios, e só o ganho no mercado imobiliário já pode fazer a idéia lucrativa.

Depois ele passa mais meia hora só se defendendo de críticas. Ele faz isso muito bem: mostra que todas as críticas são infundadas (não é caro, não é inviável).

Uma viagem de Los Angeles para San Francisco em 36 minutos (um trem normal leva 5 horas)

compartilhe

Mas como eu disse no começo desse texto: histórias como a do candidato Fidelix e a do episódio dos Simpsons faz tudo parecer uma maluquice. Mas dois fatores fazem você levar o projeto a sério.

1. Elon Musk leva ele a sério.
2. O SxSW é palco de muitas outras maluquices.

Cinco painéis em Austin esse ano foram sobre o Hyperloop. No maior de todos, Ahlborn explicou como ele usou o crowdsourcing (não confundir com crowdfunding) para desenvolver com rapidez cada uma das soluções que tornam a idéia do Hyperloop mais real. Executivos e especialistas do mundo inteiro contribuiram com suas idéias e experiências, todos ao mesmo tempo, o que viabilizou várias coisas. Foi bem impressionante e inspirador.

E no fim, depois de tanta informação a respeito, a idéia de um trem que mais parece um foguete que corre num tubo de vácuo criado em parte em um brainstorm na internet parece até bem normal. Afinal essa é uma conferência onde você pode conversar com um robô.

#BrasilAtSXSWA cobertura B9 do SxSW 2016 tem apoio da Apex-Brasil

Comente