Clicky

tay-microsoft-ai-twitter

Conheça Tay, o bot de Twitter que usa inteligência artificial da Microsoft para conversar

E claro, já recebeu sua dose de abuso eletrônico

24.mar.2016

Qual a melhor forma de fazer uma inteligência artificial aprender a conversar como seres humanos? Até o presente momento, ninguém sabe muito bem. Mas a Microsoft está testando essa semana uma abordagem que parece ter dado certo até agora. A empresa criou um perfil no Twitter chamado Tay (@TayandYou) para conversar com os jovens e aprender como eles falam uns com os outros.

A bio no perfil, com os dizeres “Microsoft’s A.I. fam from the internet that’s got zero chill” dá a dica de que ela realmente foi feita para falar com os millennials, embora qualquer um possa conversar come ela independente da idade. É possível interagir com a Tay de várias formas diferentes, como contando uma história, uma piada, um jogo de adivinha com emojis, perguntando do horóscopo ou enviando uma foto para ela comentar.

Como um bom bot, Tay responde em questão de segundos, seja usando um emoji, um gif dela mesma ou até com a foto que recebeu junto de uma caption logo abaixo. Veja alguns exemplos de tweets a seguir.

Obviamente, como estamos falando de algo livremente disponível na internet, Tay também recebeu sua dose de abuso eletrônico. O Business Insiders coletou algumas das vezes em que Tay saiu da linha, seja com tweets apoiando o nazismo, sendo racista ou dizendo que o Holocausto não aconteceu – tweets esses que foram propositalmente provocados por quem interagiu com o bot e prontamente deletados pela equipe de pesquisadores da Microsoft responsáveis. E em alguns casos, até bloquearam usuários que tentam fazê-lo dizer coisas inapropriadas.

ai-bot-tay2
ai-bot-tay1

Até o momento de publicação desse post o bot da Microsoft já ultrapassou os 96 mil tweets e 26 mil seguidores. E além do Twitter, a Tay também tem perfis no Instagram, Facebook, Snapchat, Kik e GroupMe, mas destes cinco, a conversa com os usuários está disponível só nesses dois últimos.

Saiba mais sobre a Tay no site oficial.

Comente