filmes-informationisbeautif

Site confere quanto dos filmes baseados em fatos reais é verdade e quanto é ficção

Baseado em histórias reais... ou nem tanto

28.mar.2016

Quando um filme é baseado em fatos reais, não quer dizer que tudo mostrado nele é fato – e também nem tudo é ficção. Mas até agora ninguém havia conferido cada cena para ver se batem com a realidade. O site Information is Beautiful executou exatamente isso, e de quebra mostraram os resultados numa bela visualização gráfica.

Os pesquisadores do site assistiram 11 filmes relativamente recentes e baseados em fatos reais, como “Spotlight”, “A Grande Aposta” e “A Rede Social”, classificando cada cena deles em cinco categorias: falso, verdadeiro, “false-ish” para inverdades porém que têm licença poética para o filme, “true-ish” para quando a verdade foi esticada demais e “desconhecido” para quando fatos não puderam ser verificados.

Usando esses parâmetros, o filme analisado que mais teve ficção foi “O Jogo da Imitação”, que tem 35,7% dos fatos apresentados com algum grau de verdade. Também é possível escolher três “níveis de veracidade” para visualizar os gráficos, cada um com um nível de tolerância diferente para os filmes. O índice de “O Jogo da Imitação” cai ainda mais quando escolhemos o nível pouco flexível, levando em conta apenas os fatos: 16,6%.

Clicar em uma das barras da visualização mostra detalhes de cada cena, o que é verdade e mentira nela e qual a fonte usada para verificar os fatos específicos.

imitation-game-factfiction

Quem estiver interessado em ver um detalhamento ainda mais profundo de cada um dos fatos dos filmes, também está com sorte: acesse essa planilha criada pelo Information is Beautiful para ver cada momento que eles consideraram verdadeiro, falso ou mais ou menos. No site também é possível se cadastrar para ser avisado quando mais filmes forem adicionados, algo que seus criadores disseram que planejam fazer em breve.

Comente

  • Feco Porto

    Algumas informações usam a Wikipedia como fonte e isso afeta um pouco, mas a proposta é bem interessante.