Clicky

No lugar de exibir anúncio, este painel mata centenas de mosquitos por dia

No lugar de exibir anúncio, este painel mata centenas de mosquitos por dia

Tecnologia do painel também foi disponibilizada em licença aberta

por Rafael Silva

O mosquito Aedes Aegypti já foi marcado como principal transmissor de diversas doenças, como a dengue, febre amarela e mais recentemente, a zica. Mas uma solução com potencial de eliminar centenas desses mosquitos todos os dias foi recentemente testada nas ruas do Rio de Janeiro. Trata-se de um painel que mata mosquitos, e que pode ser visto funcionando no vídeo acima.

No painel, uma combinação de tecnologias é responsável por atrair e matar os insetos. Existe um dispositivo que libera ácido lático e gás carbônico para simular o suor e respiração humana, luzes fluorescentes e negra para potencializar a atração e um sugador que captura o mosquito dentro da peça, onde ele morre de desidratação.

O potencial de captura é grande por que o mosquito voa entre 1 e 20 metros do chão e os gases liberados atraem os bichos num raio de até 4 km da peça. A escolha dos locais de instalação do painel também potencializa a captura, pois foram feitas de acordo com incidência de casos de dengue e embora nem todos estejam ativos no momento, há um funcionando neste momento no centro da cidade, na esquina da Rua São José com a Antonio Carlos, caso os leitores cariocas do B9 queiram vê-lo de perto.

A tecnologia do painel, por sinal, é amplamente aberta. Os criadores do projeto disponibilizaram todas as informações desse painel sob licença Creative Commons nesse site. Isso significa que qualquer pessoa ou empresa pode recriar o painel e instalá-lo onde quiser (desde que tenha autorização do local onde será instalado, claro).

painel-mata-mosquito3
painel-mata-mosquito2
planta-painel

A criação é da agência NBS em parceria com a empresa de mídia exterior Posterscope, e o filme no topo do post é da Cinerama Brasilis.

Compartilhe: