Projeto Braille Bricks transforma LEGO em ferramenta de alfabetização para crianças cegas

Criação da Lew’Lara/TBWA está disponível em Creative Commons

por Carlos Merigo

O que o tradicional design das peças de LEGO tem a ver com quem não enxerga? Tudo, oras. Tire um pino ou outro das blocos de montar e você tem um alfabeto Braille.

Foi esse o insight do projeto experimental Braille Bricks, criado pela Lew’Lara/TBWA em parceira com a Fundação Dorina Nowill para Cegos. A proposta é transformar o brinquedo em uma ferramenta de alfabetização e inclusão de crianças cegas, funcionando como complemento aos livros e apostilas durante o aprendizado.

No vídeo abaixo, a agência e ONG mostram a reação das crianças em contato com o blocos adaptados, que convidam as pessoas a promoverem a ideia através da hashtag #BrailleBricksForAll. Seria uma forma de pressionar as fabricantes (alô, LEGO), que poderiam produzir as peças em escala global. O registro do produto está disponível através de Creative Commons.

Braille Bricks

//CRÉDITOS
Agência: Lew’Lara\TBWA
Cliente: Fundação Dorina Nowill Para Cegos
Produto: Projeto Braille Bricks
Título: Braille Bricks
CCO: Felipe Luchi e Manir Fadel
CEO: Márcio Oliveira
Criação: Leandro Pinheiro e Ulisses Razaboni
Criação Online: Leandro Pinheiro, Ulisses Razaboni, Felipe Pimentel e Cainã Meneses
Atendimento: Ricardo Barros e Fernanda Mariano
Planejamento: Renata d’Avila e Anderson Sales
Mídia: Luiz Ritton, Eduardo Shinohara, Suellen Kiss, Amanda Moura e Danielle Farhat
Social Media: Nancy Sestini
Art buyer: Ale Sarilho, Sabino, Caio Lobo e Natasha Latronico
Produção das peças: Claudio Rocha
Fotógrafo: Rodrigo Ribeiro
Gerente de projetos: Monalisa Paduin
RTV: Luzia Oliveira, Marcella Pappiani e Angela Felicio
Produção Gráfica: Marcos Pedra e Alexandro Coelho
Produtora de Filme: Landia
Direção: Nixon Freire
Produtor Executivo: Carolina Dantas e Sebastian Hall
Direção de Produção: Fabiano Ramos
Diretor de fotografia: Nixon Freire
Diretor de Arte: Dartagnan Zavalla
Montagem: Diego Merulla
Finalizador: Henrique Gomes
Pós produção: Rafael Fernandes
Produtora de Som: MugShot
Produtora digital: BASE
Cliente: Eliana Cunha, Daniela Coutelle, Priscila Saraiva

Compartilhe: