Clicky

Huawei publica foto tirada com DSLR como se fosse de smartphone

Mentira na internet tem perna curta

5.jul.2016

Em mais um episódio da novela “a internet não perdoa”, foi a vez da Huawei se meter em confusão. Na sua página no Facebook, a fabricante chinesa de smartphones publicou uma bela foto e ao lado dela um texto que deixava a entender que ela foi capturada pelo P9, um dos seus smartphones recentemente lançados. Mas o EXIF da foto não deixou a empresa mentir e ele diz que na verdade a imagem foi capturada com uma DSLR.

Quem descobriu a falcatrua foi foram usuários do Reddit, que conferiram o EXIF da foto, publicada originalmente em março desse ano. Os dados gravados na imagem revelaram que a foto na verdade foi tirada com uma Canon EOS 5D Mark III e uma lente EF70-200mm f/2.8L IS II USM. Ao todo, o equipamento custa perto de 4,5 mil dólares.

Ao ter sua mentira de perna curta revelada, a Huawei excluiu o post e pediu desculpas pela confusão – eles dizem que compartilharam a foto como uma forma de “inspirar nossa comunidade”, mas admitem que deviam ter sido mais claras com o texto ao lado da foto. Veja abaixo o post original, agora apagado.

huawei-facebook-post

Fica então o aviso para as marcas que publicam posts em redes sociais. Se você for fazer algo um pouco questionável como a Huawei, tenha certeza de que ninguém vai poder notar a tática – a internet está sempre olhando.

Comente