Clicky

Facebook testa inteligência artificial em novos filtros para câmera

A tecnologia apresenta só a ponta do iceberg do que o Facebook pode fazer

8.nov.2016

O Facebook começou a testar na Irlanda uma nova função para sua câmera, dessa vez utilizando inteligência artificial. Essa função possibilita que o app analise e transforme suas fotos e vídeos em praticamente obras de arte, como visto no vídeo acima.

O mais impressionante é que essa execução até então necessitava de um poder de processamento muito maior do que o disponível num smartphone para ocorrer em tempo real. O próprio app Prisma utiliza delas, mas demora alguns segundos para processar a imagem. No caso do Facebook, parte do processamento ainda acontece nos servidores da empresa. Veja abaixo como a rede funciona.

facebook-1024x772

Os novos efeitos são muito mais do que se vê, eles representam como a inteligência artificial avançou e está cada vez mais próxima do consumidor casual. O Style Transfer, como eles chamam a ferramenta, executa ações de um tipo de sistema de aprendizado de máquinas chamado rede neural artificial.

Segundo Mike Schroepfer, CTO do Facebook, o Style Transfer representa somente a ponta do iceberg de possibilidades que esse avanço na inteligência artificial pode trazer. A tecnologia por trás da ferramenta é chamada Cafe2 Go.



“Nós podemos reconhecer expressões faciais e realizar ações relacionadas a elas, como colocar um ‘yay’ em sua selfie quando você sorrir”.

O Facebook ainda não divulgou a data em que o filtro estará disponível em outros países.

Comente