Clicky

Toyota apresenta Concept-i, um protótipo de carro do futuro

Com inteligência artificial embutida, o veículo é uma projeção do ano de 2030

5.jan.2017

A Toyota revelou na CES 2017 um protótipo de carro-robô, uma projeção de sua visão de automóveis para 2030. Com design futurista e design aerodinâmico, o Concept-i lembra muito veículos de filmes de ficção científica. Além do visual chamativo, o carro possui um assistente de inteligência virtual chamado Yui, feito para “aprender e crescer junto com o motorista”.

A principal premissa do Concept-i é a de transformar o interior do carro em mais do que um ambiente de passagem, mas um “terceiro espaço”. Ou seja, um local aconchegante aonde o usuário passará bastante tempo, assim como a casa e o trabalho. Uma interface dentro do veículo cria uma representação visual da inteligência artificial, desde o meio do painel até as laterais, possibilitando comunicações por som, luz e até toque.



O Yui aparece em várias partes do veículo, inclusive nas partes exteriores para cumprimentar o motorista e passageiros. Ele também pode auxiliar o motorista, até monitorar sua atenção na estra. A frente do carro alerta em que modo o Concept-i se encontra, manual ou autônomo. A traseira exibe mensagens para notificar curvas, ou até alertar sobre possíveis riscos.

Comente