Clicky

Google Home faz propaganda de “A Bela e a Fera” sem querer querendo

E também não admitiu ser um anúncio

20.mar.2017

Como uma companhia que tem uma boa parte do seu faturamento dependendo de anúncios, o Google gosta de testar novos formatos de propaganda. Uma delas, no entanto, pode ser bem mais intrusiva do que os usuários estão dispostos a tolerar. Especificamente usuários do Google Home, o assistente inteligente do Google, que na semana passada trouxe anúncios do filme “A Bela e a Fera” para seus donos.

Após o usuário perguntar “como será meu dia”, um comando que relata o horário, trajeto e clima, dentre outras coisas, o Google Home prosseguiu falando “por sinal, hoje estreia a versão live action da Disney de ‘A Bela e a Fera’. Nesta versão, Belle é a inventora no lugar de Maurice”.



Veja abaixo um vídeo de um usuário do Twitter demonstrando o anúncio.

Em resposta ao The Verge, o Google não quis admitir que se tratava de um anúncio. Inicialmente a empresa disse, com uma enorme cara de pau, que era uma forma de “parceiros compartilharem suas aventuras com os usuários”. Após isso, e com a crescente pressão sobre essa oferta curiosa de não-anúncio, o Google acabou desativando a oferta no Google Home.

Antes de desativarem, eles disseram que o áudio “não era a intenção de ser um anúncio” e sim uma forma de fornecer informação útil e pontual para os usuários que possam estar interessados. Mas esqueceram de dizer que os parceiros são anunciantes e as aventuras são propagandas.

Também no B9

Comente