Clicky

Pesquisador desenvolve algoritmo para descobrir quem é o próximo a morrer em “Game of Thrones”

Não, não vai ser Theon Greyjoy

27.jul.2017

Em cada uma das suas sete temporadas, a série “Game Of Thrones” sempre gera a mesma aflição dos fãs: quem vai morrer nesta temporada? Cansado de esperar, Milan Josonov, estudante de PhD do Center for Network da Central European University, usou de algoritmos de previsão para chegar às próximas possíveis mortes.

Para trabalhar com os algoritmos, Josonov usou ferramentas de Big Data de modelos desenvolvidos por biólogos e pesquisadores da área da saúde. Para chegar aos resultados, o pesquisador criou sete linhas de possibilidades distintas para cada personagem, chegando a  3000 ramificações que se cruzavam em quatrocentos nós, estabelecidos pela análise dos episódios passados e o grau de importância de cada personagem. E pelos resultados, a próxima da fila é Tyene Sand, filha de Oberyn Martell. Theon Greyjoy é o que tem mais chances de sobreviver, com uma probabilidade de apenas 0,05.

Jasonov construiu 400 nós e 3000 ramificações

 

Os modelos de previsão por algoritmos estão ficando cada vez mais populares na ciência, sendo uma grande aposta para que médicos possam prever doenças e outras situações de risco. O experimento de Josonov já é usado inclusive em disciplinas da sua faculdade, e já foi palestra no TED, que você pode conferir aqui. Resta saber se ele acertou.

Também no B9

Comente