Clicky

Vem aí: uma bateria de celular com carga instantânea

Vem aí: uma bateria de celular com carga instantânea

Pesquisadores estão desenvolvendo uma bateria que é capaz de recarregar em questão de segundos

por Gessica Borges

Cientistas da Faculdade de Engenharia da Universidade Drexel estão trabalhando em um material especial supercondutor, chamado MXene, que logo poderá fornecer carga instantânea para baterias de celular.

O MXene não é um material novo, mas apenas recentemente as pesquisas em andamento sobre a substância (que é semelhante ao grafeno) estão começando a fechar a lacuna entre conceito e realidade.

O Dr. Yuri Gogotsi, que lidera o time de pesquisa, explica o conceito do material:

Nós demonstramos o carregamento de eletrodos MXene finos em dezenas de milissegundos. Isso é possível pela alta condutividade eletrônica do composto, o que abre caminho para o desenvolvimento de dispositivos de armazenamento de energia ultrarrápidos que podem ser carregados e descarregados em segundos, mas que conservam muito mais energia do que os supercondensadores convencionais”.

O pesadelo do celular sem bateria quando mais precisamos tem previsão de término para o ano de 2020. Mas a criação de uma bateria de carga instantânea profetiza um cenário que vai além do celular, podendo ser implementado em diversos dispositivos, como notebooks ou carros elétricos, por exemplo.

Aguardemos ansiosamente a mágica acontecer.

Compartilhe: