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Volkswagen relembra seus “Anos Incríveis” em comercial nostálgico

Com “With a Little Help from My Friends”, marca resgata seus ícones culturais para oferecer garantia estendida aos consumidores

por Agnes Guimarães Cruz

Um comercial com gosto de nostalgia, mas que dialoga tão bem para as turbulências dos nossos tempos e a necessidade pela busca de sopros de otimismo e união. É a proposta da nova campanha que a Volkswagen lançou nesta semana, com um vídeo que se passa na década de 1960.  A ação marca a campanha “The First Person Warranty”, em que a Volkswagen oferece uma garantia de 72000 milhas, ou seis anos, para os clientes que adquirirem veículos da marca em 2018, ao contrário da garantia usual de três anos.

“Nós queríamos celebrar a conexão emocional que as pessoas têm com a Volkswagen – a alma da marca e seus motoristas, sua peculiaridade, seu otimismo e ternura”, explicou ao site Adweek o diretor-executivo de criação Todd Riddle. “É uma história sobre pessoas colocando outras pessoas em primeiro lugar”, acrescenta.

Intitulado de “Rain” (Chuva), o vídeo contém pessoas que adotam o estilo hippie apreciando bons momentos junto a veículos famosos da marca na época.

“As pessoas que compram nossos carros têm sido sempre de bem com a natureza, gentis, otimistas e livres. Eles são os que transformaram nossa marca em um ícone cultural da década de 60”, afirma o diretor de marketing da Volkswagen, Greg Tebbutt. “Nós queremos celebrar os proprietários da Volkswagen, o tipo de pessoas que elas são, e a ação do The First Person Warranty como uma forma de saber quem elas são e como resolvemos celebrá-las”, adicionou.

Ao longo dos anos, a empresa sofreu duras críticas, principalmente em relação ao escândalo da emissão de gases nos diesel dos seus veículos, quando representantes da marca admitiram que havia a manipulação de dados para a burlar as normas americanas de emissão, em 2015. Desde então, as vendas só derraparam, até a recuperação observada no primeiro semestre deste, após uma série de ações da empresa para reconquistar a confiança do público.

Tamanho foi o cuidado para manter a atmosfera da época que o vídeo contém referências que talvez muitos dos consumidores atuais não conheçam, mas a presença dos veículos clássicos da marca – o ônibus da Volkswagen de 1966 e o icônico Beetle de 61 – pode aproximar os mais novos, mas ainda assim mais atentos à história da empresa.

A equipe da campanha não conseguiu resistir à tão famosa versão de Joe Cocker para “With a Little Help from My Friends”, do Beatles, e a elegeu como trilha sonora do vídeo.

“Nós procuramos por centenas de músicas durante cerca de um mês, e essa continuava voltando para a gente como a única que encaixava”, Riddle explica. “Ela nos toca lirica e emocionalmente com a nota certa, e é perfeita para a época do comercial. Era apenas incomparável como escolha.”

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